PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Mercado

SAS mira criadores e usuários de IA generativa com novas soluções para 2024

Companhia aposta em ferramenta de geração de dados sintéticos e assistente digital capaz de adaptar grandes modelos de linguagem para uso empresarial
SAS apresenta soluções com base em IA generativa para 2024
Executiva do SAS, Marinela Profi apresenta as inovações com uso de IA generativa (crédito: Divulgação)

Mergulhando no mundo da Inteligência Artificial (IA) generativa, o SAS anunciou, nesta terça-feira, 24, o lançamento de diversas aplicações com base na tecnologia para o ano que vem. Com as próximas soluções, baseadas em grandes modelos de linguagem (LLM, na sigla em inglês), a empresa está mirando alcançar tanto desenvolvedores como usuários de IA.

Entre as novidades, o SAS deve disponibilizar no mercado uma tecnologia para geração de dados sintéticos. Com base em uma IA generativa desenvolvida pela companhia, a ferramenta tem como diferencial a capacidade de levantar inferências a partir de uma pequena base de dados.

A solução deve ser útil para casos de uso que contam com poucos dados disponíveis – por exemplo, o tratamento de uma doença com um número baixo de casos registrados. A expectativa é de que pequenas e médias empresas, que geralmente contam com poucos dados de clientes e do mercado, também possam utilizar a ferramenta para otimizar os negócios e fortalecer a tomada de decisão.

Além disso, a companhia está investindo em aplicações que utilizam LLM de terceiros, como o ChatGPT. Com isso, para 2024, também está no radar o lançamento de uma solução de assistência digital. Na prática, a ferramenta adapta uma IA generativa de uso público para as necessidades do negócio, podendo ser aplicada em diferentes áreas, como jurídica, financeira e de saúde.

“Nosso objetivo é fornecer uma IA generativa confiável aos clientes”, destacou Marinela Profi, Líder de Estratégia de Produto para Soluções de IA do SAS, nesta terça-feira, 24, em evento da empresa em São Paulo. “O que esperamos é introduzir pequenos modelos de linguagem especializados para casos indústrias, como bancos e telcos”, acrescentou.

A executiva também apontou que as soluções de IA prometidas para 2024 devem ajudar desenvolvedores de código e programadores com suas tarefas. Além disso, as ferramentas serão capazes de, com base em documentos e materiais de apoio, produzir conteúdos voltados a campanhas de marketing.

Ainda sem datas definidas, as soluções devem ter lançamentos globais no ano que vem. Para o SAS, a IA generativa deve causar um grande impacto no mundo dos negócios nos próximos anos.

“Vejo a IA generativa como a próxima onda, assim como foram a internet e as redes sócias”, indicou Marinela. “Estamos antecipando as necessidades que as pessoas ainda não sabem que têm”, completou.

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS