Windows 10 atinge marca de 270 milhões de usuários


microsoft build hololensA Microsoft divulgou dados nesta quarta-feira, 30, sobre a adoção de seu mais recente sistema operacional, o Windows 10. Segundo a companhia, existe 270 milhões de usuários ativos da plataforma. Lançado em meados de 2015, o sistema é, diz a empresa, o que mais rapidamente se popularizou entre as pessoas, sendo ativado em ritmo 145% mais acelerado que o Windows 7, por exemplo.

A divulgação aconteceu durante a Build, conferência da companhia para desenvolvedores. No evento, a companhia aproveitou para anunciar aditivos à plataforma e novas tecnologias. De novo, o Windows 10 ganhará uma atualização de aniversário entre julho e setembro que o tornará mais apto a reconhecer a escrita de canetas digitais. A promessa é de uso idêntico ao de caneta e papel, mas na tela sensível ao toque.

PUBLICIDADE

A assistente virtual Cortana ficará mais inteligente, sendo capaz de acompanhar a rotina do usuário e avisar-lhe de compromissos mesmo quando o celular com Windows 10 estiver bloqueado. A empresa promete também melhorias de segurança quanto ao login de um mesmo usuário em diferentes dispositivos e no Edge, seu navegador de internet.

Mas não foi só de sistema operacional que a gigante do software falou hoje. A Microsoft disse que já começou a distribuir entre desenvolvedores o kit para criação de aplicativos do HoloLens, seus óculos de realidade aumentada, que cria hologramas interativos diante do usuário. Atualmente, o par de óculos já é usado em algumas universidades nos Estados Unidos e na Nasa, a agência espacial norte-americana. Com a distribuição dos kits, a empresa quer acelerar a criação de novas aplicações para a ferramenta.

A empresa revelou um sistema de conversão de aplicações criadas para edições anteriores do Windows para a edição 10. Segundo ela, o objetivo é acelerar a migração de 16 milhões aplicações disponíveis para Windows.

Na seara da tecnologia da informação para ambientes corporativos, a Microsoft atualizou a Cortana Intelligence Suite, uma plataforma de análise de dados e machine learning. Desenvolvedores poderão acessar a ferramenta, hospedada na nuvem Azure, da própria Microsoft, por meio de APIs para criar aplicações que usem inteligência artificial.

Outra novidade é uma plataforma robótica, a Bot Framework, que pode ser usada em robôs para criar uma interface com seres humanos por meio de linguagem natural. Ou seja, para fazer os robôs serem capazes de compreender os humanos e conversar conosco. A empresa lançou, também, a Skype Bot Platform, que usa o Skype para facilitar a interação entre ser humano e máquina. A ferramenta já está em funcionamento na mais recente versão do Skype.

PUBLICIDADE
Anterior Telecom Italia escolhe substituto de Patuano
Próximos Em abril começa a entrega do conversor digital no Distrito Federal