PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Consumidor

WhatsApp lança recurso que permite fazer compras dentro do aplicativo

Função “Guia de Negócios” também possibilita que usuário localize empresas próximas à sua localidade, sem a necessidade de ter o número na agenda de contatos
Primeiro no Brasil, WhatsApp lança função de compras dentro do aplicativo
WhatsApp permite localizar lojas e fazer compras sem sair do aplicativo (crédito: Freepik)

O WhatsApp lançou, nesta quinta-feira, 17, um recurso que permite que usuários brasileiros localizem estabelecimentos comerciais, conversem com lojistas e façam compras diretamente pelo aplicativo.

A ferramenta “Guia de Negócios”, que já estava em teste na cidade de São Paulo desde o ano passado, foi expandida para todo o Brasil – o primeiro país em todo o mundo a receber a novidade.

Apresentado durante o WhatsApp Business Summit, encontro realizado na capital paulista, o recurso tem foco em pequenas empresas locais, permitindo que usuários encontrem e comprem de estabelecimentos comerciais que se ficam nas proximidades.

“A criatividade aqui [Brasil] é inspiradora. Este é o único país onde ouço sobre pessoas abrindo contas bancárias, comprando carros e pedindo o jantar pelo WhatsApp. Queríamos facilitar tudo isso”, afirmou Mark Zuckerberg, CEO da Meta, controladora do aplicativo, durante o evento, em participação por vídeo. “O objetivo é que você possa encontrar, conversar e comprar de qualquer negócio, tudo isso na mesma conversa do WhatsApp”, complementou.

Na prática, a nova função permite que o consumidor entre em contato com negócios de todos os portes sem a necessidade de ter o número de telefone da empresa na agenda. Basta procurar por uma marca ou um pequeno negócio no aplicativo, ou navegar pela lista de ramos de atividade.

COMO COMPRAR

Para realizar uma compra por meio do WhatsApp, o usuário deve acessar o campo “Nova conversa”. Em seguida, na mesma tela em que aparecem as opções “Novo grupo” e “Novo contato”, é preciso clicar em “Empresas”.

Na próxima etapa, o usuário deve compartilhar a sua localização ou selecionar um local. As empresas podem ser encontradas pesquisando as categorias disponíveis (restaurante, salão de beleza, roupas e vestuário etc.) ou digitando o nome ou uma palavra-chave.

Segundo a Meta, o aplicativo de mensagens já está realizando testes do serviço de pagamento com empresas adquirentes, como Cielo, Fiserv, Getnet, Mercado Pago e Rede. Os consumidores poderão utilizar cartões de débito e crédito com as bandeiras Visa e Mastercard emitidos pelos bancos parceiros do serviço.

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS