Vogel expande rede em SP e MG


Vogel-Telecom
Técnico trabalha em site da Vogel Telecom

A Vogel Telecom está ampliando suas redes ópticas nos estados de Minas Gerais e São Paulo. Em MG, a empresa reforçou uma rota de 560 quilômetro de extensão que liga as cidades de Belo Horizonte e Montes Claros, passando por Vespasiano, Curvelo, Pedro Leopoldo e Bocaiuva. Em SP, reforça a conexão com data centers na região metropolitana e no interior.

Para a expansão do backbone óptico em MG, foram compradosde novos transponders duais e amplificadores ópticos, resultando em uma capacidade de 4 Tbps. A tecnologia base da expansão é o DWDM, que conecta 44 canais por par de fibra. A empresa está também atualizando o backbone na capital mineira, projeto que deve ser concluído este mês, e ampliar em 100% a capacidade atual da rede local.

Em SP, o projeto em andamento prevê construção de anéis ópticos. Ao todo, serão 1,7 mil km construídos, também com sistemas DWDM e capacidade de 4,4 Tbps em cada rota. São quatro anéis: Sorocaba com conexão direta ao PIX (ponto de presença) da Vogel, Campinas-Mogi Mirim-Araras-Limeira, São Paulo-Jundiaí-Campinas e São Paulo-Santos – esse último também com conexão direta ao PIX da empresa. Além desses municípios, também são beneficiados Rio Claro, Capivari, Conchas, Bauru, Botucatu, Lençóis Paulista, Jaú e Araraquara.

PUBLICIDADE

Além dos anéis, a operadora finaliza neste mês uma rede OTN (Optical Transport Network) interconectando data centers na região de Barueri. “Sendo apenas nesse trecho uma rede com extensão de 200 quilômetros, com capacidade de 3,2 Tbps, abrangendo o PIX Vogel, Odata, Level3 Cotia, DC Uol, DC Terremark e Equinix SP3”, diz Dênio Portella, CTO da operadora.

Este ano, a Vogel pretende adicionar 3 mil km de fibra este ano a sua rede, que tem 21 mil km de extensão atualmente, cobrindo 13 estados e o DF. A empresa trabalha no semento B2B, e tem como controladoro fundo Pátria. A empresa não revela o valor investido nos projetos.

Anterior STF fará audiência pública sobre o "direito ao esquecimento"
Próximos Serviços de telecom caem 2% em um mês