Vodafone Alemanha implementa rede 5G SA na Europa


network digital hologram and internet of things on city background.5G network wireless systems.

A Vodafone Alemanha, em parceria com Ericsson, Qualcomm e Oppo, deu mais um passo adiante na comercialização da 5G standalone na Europa. A operadora aprimorou mil sítios para o 5G SA, cobrindo 170 cidades na faixa de 3,5 GHz. As companhias afirmam que essa é a primeira rede de 5G pura na região.

A Ericsson ficou responsável por fornecer a infraestrutura de núcleo 5G nativa da nuvem. Para testar a rede, as companhias utilizaram smartphones Oppo Find X3 Pro e a plataforma móvel Snapdragon 888 5G, da Qualcomm. De acordo com Gerhard Mack, CTO da Vodafone, nos primeiros sítios a latência da conexão ficou entre 10 milissegundos e 15 milissegundos. “Tão rápido quanto o sistema nervoso humano”, comparou o executivo. 

Desde novembro de 2020, o quarteto tem se dedicado a testar a velocidade da 5G pura em diversos sites distribuídos entre três cidades alemãs. A Vodafone Alemanha dá o pontapé inicial no 5G Standalone no momento em que aumenta a pressão internacional pelo avanço dessa tecnologia.

PUBLICIDADE

Tanto a Verizon quanto a AT&T, principais provedoras dos Estados Unidos, possuem planos de comercialização da 5G SA para este ano. Ainda no mês passado, o CEO da Ericsson, Börje Ekholm, afirmou que a Europa corre risco de ficar atrasada na 5G em relação à China e aos Estados Unidos. Ainda assim, a Verizon Telecom conseguiu uma vantagem sobre a sua rival Deutsche Telekom, que anunciou testes de 5G SA para fevereiro de 2021. (Com assessoria de imprensa)

Anterior IHS compra torres da Centennial Towers no Brasil e na Colômbia
Próximos Call center Vikstar, ex-terceirizado da Vivo, atrasa salários