Vivo vai medir impacto ambiental de celulares


Exemplo dos selos Eco Rating que serão usados por Alcatel, LG, Samsung, Sonu e Vivo.
Exemplo dos selos Eco Rating que serão usados por Alcatel, LG, Samsung, Sonu e Vivo.

Vivo resolveu patrocinar no Brasil a implantação de um sistema para avaliar o impacto ambiental de celulares celulares produzidos no país. O selo é semelhante aos vistos nas lojas de eletrodomésticos colados a refrigeradores e máquinas de lavar.

As fabricantes Alcatel, LG, Samsung e Sony são as primeiras a aderir à classificação. Os aparelhos, modelos Sony Xperia XA, Sony Xperia XA Ultra, Alcatel POP4 5”, LG K10 e LG K4 e Samsung Galaxy J5, Galaxy J1Mini 4G Duos, Galaxy J2 4G Duos, Galaxy J1 2016 e novo Galaxy A5, serão vendidos com o selo a partir de outubro pelo site da operadora, além de lojas próprias e revendas. O modelo Alcatel PIXI4 3.5” certificado será vendido com exclusividade para o mercado corporativo.

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A classificação é gerada a partir de respostas a mais de 100 critérios de avaliação sociais e ambientais, seguindo metodologia da ONG britânica Forum for the Future. Os primeiros aparelhos avaliados apresentam notas entre 2.5 e 3.7, em uma escala de 0 a 5, sendo a maior pontuação para o celular mais sustentável. A exemplo da O2, empresa do grupo Telefónica que adota esta prática desde 2010 no Reino Unido, a meta da Vivo é ter 100% dos novos aparelhos com a certificação.

Metodologia
A nota do selo Eco Rating é definida seguindo critérios como a análise do ciclo de vida do produto, que considera, entre outros fatores, os indicadores de aquecimento global e esgotamento de matéria-prima. Os equipamentos também são avaliados pelo design, com a produção dos componentes e as substâncias presentes no dispositivo e a eficiência da sua embalagem e transporte.

Outro critério considerado é a funcionalidade, que leva em conta informações como a economia de energia, carregador inteligente, quantidade de energia para fazer a chamada, tempo de carregamento do celular, além da quantidade de materiais reciclados ou recuperados. A análise também considera a pontuação corporativa, que é a avaliação dos próprios fabricantes quanto às suas políticas corporativas e cuidados ambientais. (Com assessoria de imprensa)

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