Vivo já tem 84% da base de clientes com smartphone


A Vivo fechou o ano de 2014 com 84% de sua base de clientes com um smartphone em mãos, crescimento de 9% em relação a 2013, informou hoje o diretor-geral da empresa, Paulo Cesar Teixeira, em conferência de divulgação do balanço. Segundo ele, o crescimento dos pacotes de dados foi ainda maior, de 12%, em relação ao ano anterior, fazendo com que base de clientes que tem um pacote capaz de acessar a internet é de 78%. ” Fechamos o ano capturando 78% de todo o mercado incremental de receitas de serviços móveis”, comemorou o executivo.  Foram incorporados à planta da operadora de celular pelo menos 15 milhões de novos aparelhos inteligentes.

Conforme a Vivo, a receita média (ARPU) de um usuário 4G é 54% maior do que a do cliente 3G.

Embora a empresa não tenha antecipado qualquer número para este ano – aguarda a palavra final do Cade sobre a compra da GVT- os analistas entenderam que o grupo deverá investir cerca de 18% de suas receitas no mercado brasileiro. Este ano, a Telefônica Vivo investiu R$ 9,140 bilhões, dos quais R$ 6,033 bilhões foram diretos nas redes e o restante seguiu para o pagamento da licença de 700 MHz.

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Na rede fixa, o destaque foi para o número de casas paulistas que já têm a fibra óptica. A Telefônica Vivo fechou o ano com 6,7 milhões de residências prontas para receber ultra-banda larga. Deste total, 4,1 milhões de residências já têm a fibra chegando, e o o restante são casas endereçáveis. Segundo Teixeira, para este ano, o foco da empresa será conectar estas casas.

O executivo explicou também que a forte redução de custos, -0,4% ano a ano, apesar de aumento da inflação (o Opex do trimestre foi de R$ 6 bilhões e do ano de R$ 24,3 bilhões) se deu em diferentes áreas, entre elas o corte de gastos nos centros de distribuição. O aumento da provisão para devedores duvidosos ( de R$ 900 milhões) se deve ao incremento da migração dos clientes pré-pagos para o pós pago.

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