Verizon vende Yahoo e AOL por metade do preço de compra


A Verizon anunciou hoje, 3, a venda da Verizon Media, que inclui marcas como Yahoo, AOL, Engadget e TechCrunch para a empresa de gerenciamento de ativos Apollo. Com isso, a operadora irá receber US$ 5 bilhões, pouco mais da metade que pagou nas somas das compras da AOL e Yahoo. A Verizon adquiriu a primeira em 2015 por US$ 4,4 bilhões e a segunda em 2017 por US$ 4,5 bilhões.

PUBLICIDADE

A operadora terá direito a 10% dos ativos da Verizon Media, que permanecerá sob a liderança de Guru Gowrappan, CEO da subsidiária e com o nome Yahoo. De acordo com a Verizon, a Apollo está buscando crescimento nas áreas de comércio, conteúdo e apostas. A empresa também afirmou que a venda irá ajudá-la a concentrar energia e recursos em sias principais competências. Os novos focos da operadora têm sido rede sem fio e provedores de internet.

Apesar de Hans Vestberg, CEO da Verizon, ter adjetivado a transação como agridoce, algumas evidências apontam que a empresa já estava ansiosa para se desfazer da subsidiária. No ano passado, por exemplo, a empresa vendeu o Huffington Post para o Buzzfeed. O movimento da provedora parece ir na direção contrária de sua rival AT&T, que para adentrar no mercado de streaming, contraiu pesadas dívidas na aquisição da WarnerMedia por US$ 85 milhões.

Antes de ser a Verizon Media, a subsidiária de mídias digitais da Verizon se chamava Oath, formada em 2017 sob o comando de Tim Armstrong, CEO da AOL. Porém, a subsidiária acabou um ano depois, devido a pressões do mercado, que resultaram em receita e lucro menor do que o esperado, segundo nota da Verizon da época.

Agora, a situação da Verizon Media é diferente, conforme a empresa. A operadora disse que a subsidiária registrou “forte e diversificado crescimento da receita ano a ano nos últimos dois trimestres” e que possui 900 milhões de usuários ativos por mês. A transação ainda passa pelas condições de fechamento e deverá ser concluída no segundo trimestre de 2021. (Com assessoria de imprensa)

Anterior Engineering contrata Erich Bachion como diretor de Tecnologia
Próximos Abrint retoma campanha de atualização de municípios com backhaul óptico