Vendas mundiais de smartphones cresceram 7% no quarto trimestre de 2016


celulares smartphones pilha quantidade android iosAs vendas de smartphones, no mundo, cresceram 7% no quarto trimestre de 2016, na comparação com o mesmo período de 2015. Os dados foram compilados e divulgados hoje pela empresa de pesquisa de mercado Gartner. Ao todo, foram comercializadas 432 milhões de unidades entre outubro e dezembro do ano passado.

Na disputa das marcas, Apple tomou espaço da Samsung, e garantiu a liderança mundial entre os fabricantes de smartphones, fenômeno previamente apontado pela Strategy Analytics. Em 2016 como um todo, a comercialização desses celulares para usuários finais somou quase 1,5 bilhão de unidades, um crescimento de 5% com relação a 2015.

PUBLICIDADE

Esse é o segundo trimestre consecutivo de queda nas vendas de smartphones da Samsung. Além da redução de 8% nas vendas, a participação da empresa no mercado diminuiu 2,9% em comparação ao ano passado. “As vendas de smartphones da Samsung começaram a cair no terceiro trimestre de 2016 e a decisão da companhia de descontinuar o Galaxy Note 7 desacelerou a comercialização de seu portfólio de celulares no trimestre seguinte. A retirada do Galaxy Note 7 deixou uma lacuna na categoria de telefones com tela grande”, explica Anshul Gupta, Diretor de Pesquisa do Gartner.

A Samsung também enfrentou aumento da concorrência nas categorias iniciante e intermediária por parte da Huawei, Oppo, BBK e Gionee, que ampliaram suas transações a cada trimestre.

Após oito trimestres, a Apple retomou a liderança no mercado de smartphones, mas a diferença entre os dois primeiros lugares nunca foi tão pequena, de apenas 256 mil unidades.

A Huawei, a Oppo e a BBK foram responsáveis por 21,3% dos smartphones vendidos para usuários finais em todo o mundo durante o quarto trimestre de 2016, um aumento de 7,3% com relação a 2015. O smartphone premium da Huawei ajudou a reduzir a distância entre a empresa e a Samsung durante o quarto trimestre de 2016, com uma diferença de 36 milhões de unidades. No mesmo período de 2015, esse número era de mais de 50 milhões de unidades.

Oferecendo smartphones de alto desempenho, com câmeras frontais e carga rápida, a Oppo manteve a liderança na China durante o quarto trimestre de 2016. Sua sólida posição no país e o crescimento contínuo das vendas fora do mercado chinês ajudaram a empresa a ocupar o quarto lugar entre os maiores fabricantes de smartphones do mundo.

O foco da BBK em qualidade, design e sólidas iniciativas de branding colocou a empresa como uma marca forte de celulares na China e na Índia. A companhia continuou em segundo lugar no mercado chinês, ficando um pouco à frente da Huawei durante o quarto trimestre de 2016. O ótimo desempenho da BBK na Índia, país em que suas vendas cresceram 278% no último trimestre do ano passado e acima de 363% no ano de 2016, posicionou a empresa como a quinta maior fabricante de celulares do mundo.

No segmento de Sistemas Operacionais (OS) para smartphones, o Android da Google ampliou sua liderança, capturando 82% do mercado no quarto trimestre de 2016. No ano todo, o Android também aumentou sua participação no setor em 3,2%, chegando a 84,8% e sendo o único sistema operacional a crescer de um ano para outro. (Com assessoria de imprensa)

Anterior Verizon começa a testar serviços 5G nos EUA
Próximos Argentina autoriza Nextel a lançar 4G sem precisar comprar mais espectro