Venda de smartphones supera a de feature phones pela primeira vez, diz IDC


As vendas de smartphones ultrapassaram as de telefones simples (feature phones) no primeiro trimestre de 2013, de acordo com pesquisa da IDC. Segundo a consultoriam o mercado mundial de telefonia móvel cresceu 4% ano a ano, somando 418,6 milhões de unidades, das quais 216,2 milhões (51,6%) eram smartphones. O segmento registou um crescimento de 41,6% ano-a-ano.

De acordo com Kevin Restivo, analista sênior de pesquisa com a empresa, “usuários de celulares querem computadores em seus bolsos. Os dias em que os telefones são utilizados principalmente para fazer chamadas e enviar mensagens de texto estão rapidamente acabando “.

PUBLICIDADE

No mercade de celulares em geral, a Samsung ficou com a liderança no período ao vender 115 milhões de unidades e abocanhar 27,5% do mercado. A Nokia ficou na lanterna, com 61,9 milhões de unidades vendidas e 14,8% do mercado. A empresa fundada por Steve Jobs, apesar de vender apenas um punhado de smartphones premium, ficou com a terceira posição entre os maiores fornecedores de celulares em geral com 37,4 milhões de dispositivos móveis vendidos.

No segmento de smartphones, a Samsung também ficou com o topo, com 70,4 milhões de embarques e participação de mercado de 32,7%, seguido pela Apple, com embarques de 37,4 milhões e 17,3% de participação de mercado. A LG, que tem mostrado agressividade no mercado nacional, voltou a lista de top-5 maiores fornecedores de smartohones no mundo, após uma ausência de dois anos. (Da redação)

PUBLICIDADE
Anterior Neto deixa Anatel e assume posição na GVT
Próximos Audiência pública sobre gestão de risco de redes será dia 8/5