As boas vendas em semicondutores no segundo trimestre superaram as expectativas do mercado e levaram a empresa de pesquisa Gartner a aumentar faturamento mundial para o setor. Segundo a consultoria, as vendas de semicondutores em 2014 devem alcançar US$ 336 bilhões, um aumento de 6,7% em relação ao ano passado, acima da previsão do trimestre anterior de 5,4%.
O crescimento entre abril e junho deste ano supera os 20% em algumas empresas, como na TSMC, de Taiwan, principal fornecedora mundial. “O crescimento em 2014 na área abrange diverso tipos de chips e aplicações”, explica Bryan Lewis, vice-presidente em pesquisa da Gartner. “Expera-se que o DRAM novamente lidere em 2014, com crescimento anual de 18,8%, mas outras áreas também estão indo bem, como FPGAs, ASICs e sensores não-ópticos”, complementa.
A vendas futuras de smartphones, especialmente os iPhones, da Apple, principal compradora de chips ASICs, devem impactar positivamente o mercado. Os novos consoles de videogame (XBox One e PlayStation 4) também dependem deste tipo de chip e devem influenciar a demanda por semicondutores. Apenas a área de chips que não sejam memória deve crescer 5,2%, enquanto em 2013 teve aumento de apenas 0,8%.
Os tablets também devem continuar a pesar no cenário, embora suas vendas se reflitam em menor busca por computadores de mesa e notebooks. “A venda de PCs tradicionais deve cair 6,7% em 2014, enquanto a produção para dispositivos ultramobile, como tablets, deve superar os 30% este ano. Os aparelhos de baixo custo continuam a nortear o mercado dos tablets”, diz Ranjit Atwal, diretor de pesquisa da Gartner.
Apenas as vendas de memória do tipo DRAM, sozinhas, devem superar os US$ 41 bilhões no ano. A Gartner ressalta que o mercado de memória tem ciclos claros de superoferta e baixa demanda, mas prevê que as vendas destes chips devem continuar altas até 2016. (Com assessoria de imprensa)