PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Negócios

V.tal e Furukawa realizam projeto de recondicionamento de fibra óptica

Ao todo, 15,5 toneladas de cabos de fibra que sobraram de instalações de última milha da V.tal foram recondicionados pela Furukawa e recomprados pela operadora neutra.

Crédito: freepick

A V.tal implantou projeto com a Furukawa para recondicionar os cabos de fibra óptica excedentes na instalação do serviço FTTH (Fibra até a casa do cliente) em todo o país, que estavam sendo jogados no lixo.

A Furukawa é a principal fornecedora de cabos de fibra óptica pré-conectorizados low friction da V.tal.

O projeto, que teve seu piloto iniciado em janeiro deste ano no Rio Grande do Sul e no Paraná, reaproveita e recondiciona os cabos. O programa envolve toda a cadeia – fabricante, operadora e prestador de serviço.

No processo, a Furukawa coleta o material que seria descartado e submete a um processo de limpeza, testes e reconectorização dos fios de fibra óptica, também chamados drop low friction, com o intuito de identificar quais cabos podem ser reaproveitados. A V.tal recompra esses cabos, que oferecem a mesma qualidade de conexão.

Por meio da iniciativa nos dois estados da Região Sul, a V.tal já enviou 123 toneladas de cabos que seriam descartados para recondicionamento, no período de janeiro a agosto deste ano. Destas, 53 toneladas já passaram pelo processo de triagem, resultando em um reaproveitamento de 15,5 toneladas, ou seja, 30% desse volume.

“O nosso objetivo é que esta taxa aumente à medida que toda a cadeia de processo amadureça e potencialize para os demais estados do país, que deve acontecer até o final do ano. Além de diminuir o impacto no meio ambiente, essa iniciativa pode promover também uma redução de custos ao recomprar este material com preço reduzido”, diz Marcelo Souza, vice-presidente de Operações da V.tal.

“Este trabalho que estamos desenvolvendo em conjunto, fabricante e cliente, visa redução de perdas e maior rentabilidade, além da diminuição dos impactos ambientais. E, o melhor de tudo, estamos reconectando com a mesma segurança e qualidade, que são exigências da V.tal, garantindo a mesma performance de um produto novo”, afirma Helio Durigan, vice-presidente Executivo da Furukawa.

A V.tal é detentora da maior rede neutra de fibra óptica no país, com mais de 22 milhões de HPs (home passeds) distribuídos em todos os estados do Brasil. Além da rede, atualmente a empresa conta com apoio de mais de 4 mil técnicos que estão sendo treinados sobre o manuseio dos cabos para um melhor desempenho do programa de recondicionamento, gerando uma maior conscientização com contribuição direta para uma operação mais sustentável. (Com assessoria de imprensa)

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS



 

Chatbot com IA da Mundiale automatiza vendas dos ISPs em até 84%
ISPs ainda podem contar com envio automatizado de boleto com régua de cobrança para reduzir a inadimplência e com gerenciamento fim-a-fim.