USP lança plataforma que agrega dados sobre empreendedorismo e inovação


A Universidade de São Paulo (USP) lançou em evento hoje, 9, a plataforma Hub USP Inovação que reúne informações sobre empreendedorismo e inovação dentro da instituição. A plataforma traz dados a respeito de iniciativas em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I) de organizações, programas, laboratórios e incubadoras das unidades.

PUBLICIDADE

A Agência USP de Inovação (AUSPIN), sob supervisão de seu coordenador Professor Marcos Nogueira Martins, foi responsável pelo desenvolvimento da plataforma. Idealizada para fomentar parcerias, a Hub USP Inovação traz um levantamento das competências, serviços tecnológicos e equipamentos dos 5.300 professores da instituição.

Dessa forma, empresas ou instituições poderão encontrar projetos e especialistas que procuram. “Para uma empresa, inovação representa sobrevivência a longo prazo e o Hub oferece uma porta de entrada para identificar que tipo de solução existe na Universidade para a necessidade que essa empresa procura”, afirma a Professora Geciane Porto, vice-coordenadora da AUSPIN.

Na plataforma, há uma separação por áreas de busca para facilitar a navegação. São elas: Iniciativas, P&D&I, Competências, Educação, Empresas e Patentes. A aba “Iniciativas” traz  editais, programas e as estruturas da USP para fomento do empreendedorismo e inovação. Em “P&D&I”, estão os laboratórios, organizações e programas de desenvolvimento para consulta. “Competências” fornece os resultados com base na separação por áreas de conhecimento.

Na categoria “Educação”, o usuário pode buscar cursos de graduação e pós-graduação da USP que focam em Inovação e Empreendedorismo. Enquanto isso, “Patentes” lista as patentes da Universidade e indica quais são de domínio público. Por fim, em “Empresas”, é possível verificar todas as empresas e startups que possuem DNA USP, ou seja, que são formadas por alunos e ex-alunos da USP, ou que passaram por processo de incubação na Universidade. (Com assessoria de imprensa)

Anterior Implementação do Open Banking estará concluída este ano, segundo presidente do BC
Próximos STJ mantém condenação da TIM por interrupção de ligações. Empresa nega e vai recorrer