USP ganha laboratório para testes de redes inteligentes de energia elétrica


A EDP, holding que detém investimentos no setor de energia elétrica, com ativos de geração, distribuição e comercialização, inaugurou no dia 1 de março um laboratório de Redes Elétricas Inteligentes (REIs) na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

O laboratório emula redes elétricas, dispositivos inteligentes (IEDs), equipamentos e meios de comunicação e sistemas de TI. Com isso, permite a simulação de funcionalidades de REIs em laboratório para futura replicação em campo e testes de compatibilidade eletromagnética e climáticos para equipamentos utilizados em REIs, explicou Jeferson Marcondes, gestor executivo da EDP do Brasil.

PUBLICIDADE

“O tema das redes inteligentes é muito novo. No Brasil e no mundo há carência de informações sobre o tema. Com o laboratório, vamos poder desenvolver e testas as novas tecnologias”, afirmou Marcondes ao TeleSíntese. O projeto prevê que todas as distribuidoras possam utilizar o centro de P&D para emular redes e testar equipamentos.

A EDP investiu R$ 7,6 milhões na parceria com a USP. Os recursos são parte da cota da receita líquida da holding que obrigatoriamente precisa ser investida em pesquisa e desenvolvimento, conforme preconiza a Lei 9.991/2000.   

PUBLICIDADE
Anterior Seae vê falta de planejamento da Anatel ao adiar consulta sobre novas metas dos contratos de concessão
Próximos País chega a fevereiro com 272,7 milhões de celulares, com crescimento maior de pós-pagos.