Uso de telefone em tentativas de fraude cai em outubro


Segundo a Serasa Experian, os golpistas costumam comprar telefone para ter um endereço e comprovar residência, por meio de correspondência, e, assim, abrir contas em bancos para pegar talões de cheque, pedir cartões de crédito e fazer empréstimos bancários em nome de outras pessoas. Em outubro, esse setor respondeu por 68.584 registros, totalizando 36,4% do total de tentativas de fraude realizadas, queda em relação aos 49,3% registrados pelo setor no mesmo mês de 2013.

O número de tentativas de fraude em outubro chegou a 188,6 mil, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor. Isso representa uma tentativa de fraude a cada 14,2 segundos no país. O indicador apontou aumento de 7,1% em relação a setembro de 2014. Em relação a outubro de 2013, houve queda de 15,8%. Na comparação do acumulado do ano (janeiro a outubro de 2014 contra o mesmo período de 2013) houve queda de 6,5% no número de tentativas de fraudes contra o consumidor.

A prática, conhecida como roubo de identidade, em que dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou mesmo obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos, é maior na telefonia. Em outubro, esse setor respondeu por 68.584 registros, totalizando 36,4% do total de tentativas de fraude realizadas, queda em relação aos 49,3% registrados pelo setor no mesmo mês de 2013.

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Segundo a Serasa Experian, os golpistas costumam comprar telefone para ter um endereço e comprovar residência, por meio de correspondência, e, assim, abrir contas em bancos para pegar talões de cheque, pedir cartões de crédito e fazer empréstimos bancários em nome de outras pessoas.

Já o setor de serviços – que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral (salões de beleza, pacotes turísticos etc.) – teve 59.976 registros, equivalente a 31,8% do total. No mesmo período no ano passado, este setor respondeu por 26,7% das ocorrências. O setor bancário foi o terceiro do ranking em outubro deste ano, com 42.997 tentativas, 22,8% do total. No mesmo mês de 2013, o setor respondeu por 16,3% dos casos.

O segmento varejo teve 13.725 tentativas de fraude, registrando 7,3% das investidas contra o consumidor em outubro de 2014, alta em relação aos 6,2% observados em outubro de 2013. O ranking de tentativas de fraude de outubro de 2014 é composto ainda por demais segmentos (1,8%).(Com assessoria de imprensa)

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