UIT aprova padrão global para redes residenciais


O G.hn, primeiro padrão global de rede de alta velocidade de HDTV, entre outras aplicações, foi aprovado, na semana passada, pela UIT (União Internacional das Telecomunicações), responsável pela padronização e regulamentação do setor de telecomunicações internacional. O padrão promete alta qualidade de multimídia sobre a rede elétrica, cabo coaxial e rede residencial de fio, com …

O G.hn, primeiro padrão global de rede de alta velocidade de HDTV, entre outras aplicações, foi aprovado, na semana passada, pela UIT (União Internacional das Telecomunicações), responsável pela padronização e regulamentação do setor de telecomunicações internacional. O padrão promete alta qualidade de multimídia sobre a rede elétrica, cabo coaxial e rede residencial de fio, com taxas de transferência até 20 vezes mais rápidas que as tecnologias sem-fio existentes e três vezes mais velozes que as atuais tecnologias com fio.

PUBLICIDADE

As especificações regulamentadas pela agência serão usadas por fabricantes de chips para construírem terminais de trasmissão e recepção que serão incorporados em setop boxes, computadores, sistemas de áudio, DVDs players e TVs, entre outros aplicativos que possam ser conectados em rede. De acordo com a UIT, especialistas dizem que as companhias de silício irão começar imediatamente a incorporar as especificações em seus terminais, indicando que produtos com a tecnologia G.hn poderão estar disponíveis no mercado já em 2010.

Ainda segundo a UIT, mesmo antes da publicação do padrão, ele já está tendo uma boa aceitação do mercado, confirmada com a criação de um grupo industrial, chamado HomeGrid Forum, formado para desenvolver um programa de conformidade e interoperabilidade para garantir a operação dos produtos baseados em G.hn em todo o mundo. (Da redação, com assessoria de imprensa)

Anterior Políticas públicas eficazes: luz, computador e Internet para todos
Próximos Diveo do Brasil contrata novo diretor de Negócios