PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Aplicações

Uber vai restringir trabalho de motoristas a 12h seguidas

Aplicativo vai desconectar automaticamente motoristas que passarem muito tempo online, e voltará a aceitar chamadas após seis horas

A Uber anunciou hoje, 4, que vai restringir a quantidade de tempo que os motoristas podem dirigir sem descanso, pelo aplicativo. A partir desta semana não será possível permanecer conectado, recebendo chamados, mais do que 12h seguidas. Quando o aplicativo entender que o limite chegou, vai desconectar o trabalhador por seis horas.

A empresa afirma que a medida é parte da campanha Maio Amarelo, de conscientização quanto à segurança no trânsito. A ferramenta será permanente.

O app passará a mostrar o tempo online e rodando, facilitando que o motorista tenha visibilidade do período de tempo que está dirigindo usando a plataforma da Uber. Passadas as seis horas, o motorista pode ficar online novamente para receber solicitações de viagem.

Uberização do trabalho

A mudança acontece também em meio à intensificação de debates quanto à existência ou não de vínculos empregatícios entre os motoristas e o aplicativo. No começo de fevereiro a quinta turma do Tribunal Superior do Trabalho votou caso em que um motorista pedia o reconhecimento de vínculo.

Os ministros entenderam, porém, que por haver flexibilidade nas horas trabalhadas, não era possível considerar a Uber empregadora. Além disso, o pagamento ao motorista equivalente a 75% do valor cobrado do usuário foi interpretado como alto o suficiente para ficar caracterizada uma relação de parceria, e não de subordinação.

A decisão serve apenas para o caso particular, de um trabalhador de Guarulhos (SP), e ainda pode ser revista. Chegou ao TST justamente porque em instâncias inferiores os tribunais divergiram no entendimento.

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS



 

Chatbot com IA da Mundiale automatiza vendas dos ISPs em até 84%
ISPs ainda podem contar com envio automatizado de boleto com régua de cobrança para reduzir a inadimplência e com gerenciamento fim-a-fim.