PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Redes sociais

Twitter suspende conta de jornalistas críticos a Elon Musk

Grandes jornais reagem à medida alegando a quebra de compromisso com a liberdade de expressão

O

Twitter suspende conta de jornalistas críticos a Musk
(Crédito: Freepik)

Twitter suspendeu a contas de vários jornalistas que fizeram reportagens sobre Elon Musk. A suspensão atingiu profissionais de vários veículos, como CNN,  Washington Post e  New York Times, que criticaram o proprietário da rede social nos últimos dias. Essa medida está tendo repercussão negativa e soma-se a outras iniciativas que aprofundam a discussão sobre liberdade de expressão na Internet. 

A alegação da empresa para a suspensão, em alguns casos banimento, é de que foram violadas as regras da empresa. No entanto, não foram esclarecidas quais seriam essas regras. Boa parte das contas foi suspensa ontem à noite e pelos tuites publicados por  Musk ele está relacionando essa decisão ao fato de ter tido na rede sua localização exposta por um usuários da rede.

Um dia antes de suspender a conta dos jornalistas, cerca de 25 contas que rastreavam aviões de bilionários e agência governamentais foram banidas da rede social. Muitas dessas contas essas relacionados a um jovem de 20 anos, Jack Sweeney, que postou atualizações sobre o jato particular de Musk baseado em informações de domínio público.

Esse fato repercutiu e alguns dos jornalistas com as contas suspensas escreveram sobre o assunto, inclusive com críticas à maneira como Musk vem conduzindo o Twitter.

Liberdade de expressão

O Washington Post divulgou um comunicado sobre a suspensão de seu repórter de tecnologia, Drew Harwell. O jornal considera que essa medida é contrária à afirmação de Musk de que ele pretende manter o Twitter como uma plataforma dedicada à livre expressão.

Também em comunicado, a CNN observou que “a crescente instabilidade e volatilidade do Twitter deve ser uma  preocupação para todos que usam a plataforma.”

O Comitê para a Proteção dos Jornalistas norte-americano, por sua vez, observou que se as suspensões ou banimento da conta de jornalistas poderiam ser configuradas como “uma grave violação do direito dos jornalistas de relatar as notícias sem medo de represálias”.

O debate sobre liberdade de expressão nas redes sociais é um tema que promete esquentar nos próximos meses em vários países, inclusive no Brasil onde o conceito vem sendo confundido com alegações e práticas anti-democráticas.

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS