TV paga desliga 471 mil acessos em 12 meses


O mercado de TV paga mantém a oscilação e parece não conseguir manter definitivamente o saldo positivo de assinantes mês a mês. Depois de crescer um pouco em setembro, a base de usuários do serviço voltou a encolher em outubro, conforme dados divulgados hoje pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Os números indicam retração de 0,23% em relação a setembro e de 2,43% em relação a outubro de 2015. Com isso, o mês terminou com 18,94 milhões de assinantes, perdendo 471 mil em 12 meses. Como vem acontecendo este ano, praticamente todas as operadoras perderam clientes, com exceção da Oi (ver tabela).

A Oi vem promovendo ações em torno do Oi Total, assinatura quad play, que inclui em um mesmo pacote TV, celular, banda larga e telefonia fixa. As empresas que dominam o setor, Telecom Americas (Net e Claro) e Sky (AT&T) perderam assinantes no período. Juntas, têm mais de 15 milhões dos assinantes de TV no país, pouco mais de 80% do total. Em separado, a Net tem fatia de 52,25%, enquanto a Sky tem participação de 28,04%.

PUBLICIDADE


Os indicadores da agência mostram ainda que a tecnologia que mais ganhou assinantes em um ano foi a de FTTH, que usa fibra óptica para entregar o conteúdo em vídeo. Essa modalidade cresceu 34% de outubro de 2015 a outubro de 2016, ganhando 54,9 mil acessos. Sua penetração, porém, ainda é baixa: apenas 1,14% do total. O DTH, entrega do conteúdo por satélite, perdeu 561 mil acessos (-491%). O cabo ganhou 42,3 mil acessos (+0,54%).

 

Anterior Para presidente da Anatel, melhor parceiro da Oi seria um operador
Próximos Pedida a falência de subsidiárias da Oi na Holanda