TV paga desliga 471 mil acessos em 12 meses


O mercado de TV paga mantém a oscilação e parece não conseguir manter definitivamente o saldo positivo de assinantes mês a mês. Depois de crescer um pouco em setembro, a base de usuários do serviço voltou a encolher em outubro, conforme dados divulgados hoje pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Os números indicam retração de 0,23% em relação a setembro e de 2,43% em relação a outubro de 2015. Com isso, o mês terminou com 18,94 milhões de assinantes, perdendo 471 mil em 12 meses. Como vem acontecendo este ano, praticamente todas as operadoras perderam clientes, com exceção da Oi (ver tabela).

PUBLICIDADE

A Oi vem promovendo ações em torno do Oi Total, assinatura quad play, que inclui em um mesmo pacote TV, celular, banda larga e telefonia fixa. As empresas que dominam o setor, Telecom Americas (Net e Claro) e Sky (AT&T) perderam assinantes no período. Juntas, têm mais de 15 milhões dos assinantes de TV no país, pouco mais de 80% do total. Em separado, a Net tem fatia de 52,25%, enquanto a Sky tem participação de 28,04%.


Os indicadores da agência mostram ainda que a tecnologia que mais ganhou assinantes em um ano foi a de FTTH, que usa fibra óptica para entregar o conteúdo em vídeo. Essa modalidade cresceu 34% de outubro de 2015 a outubro de 2016, ganhando 54,9 mil acessos. Sua penetração, porém, ainda é baixa: apenas 1,14% do total. O DTH, entrega do conteúdo por satélite, perdeu 561 mil acessos (-491%). O cabo ganhou 42,3 mil acessos (+0,54%).

 

Anterior Para presidente da Anatel, melhor parceiro da Oi seria um operador
Próximos Pedida a falência de subsidiárias da Oi na Holanda