Turquia retoma licença 3G da Turkcell


A Turquia cancelou a licença de 3G que havia dado à Turkcell no começo deste mês, em um “leilão” no qual a operadora era a única concorrente, quando todas as outras empresas de celular do mundo boicotaram o procedimento devido ao fracasso da Turquia em implementar a portabilidade numérica. O Conselho de Comunicação, órgão regulador …

A Turquia cancelou a licença de 3G que havia dado à Turkcell no começo deste mês, em um “leilão” no qual a operadora era a única concorrente, quando todas as outras empresas de celular do mundo boicotaram o procedimento devido ao fracasso da Turquia em implementar a portabilidade numérica. O Conselho de Comunicação, órgão regulador das telecomunicações na Turquia, se sobrepôs ao comitê que coordenou o “leilão” com apenas uma empresa, no qual a Turkcell foi premiada com a maior das quatro licenças de espectro.

PUBLICIDADE

Ao que tudo indica, quando as regras do leilão foram escritas não havia nenhum requerimento determinando que houvesse mais de uma oferta, então a Turkcell obteve, sem concorrência, a maior das faixas por módicos US$ 440 milhões. O órgão regulador ordenou, então, a realização de um novo leilão, no qual haja cocorrência efetiva.

Durante meses os problemas envolvendo o leilão de 3G se sucederam, sendo que os competidores todos alegaram que o processo beneficiaria apenas a Turkcell, pois a Turquia ainda não introduziu a portabilidade numérica. No copmeço deste ano, o regulador turco estabeleceu uma série de regras para a portabilidade, mas estas estão emperradas nos tribunais turcos, devido a processos movidos pela Turkcell contra essas regulações. (Da Redação, com noticiário internacional)

Anterior O Conselho Consultivo da Anatel não pode mais ficar incompleto
Próximos KDDI e Intel integram joint para WiMAX