PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Mercado

Transmissão em fibra de 1,8 mil Km chega a 400 Gbps em um só comprimento de onda

Transmissão foi realizada nos Estados Unidos utilizando transceptor inteligente da Infinera e rede de transmissão da Arelion

Teste de campo de Infinera e Arelion atinge alta velocidade de transmissão de dados

A Infinera, fabricante de equipamentos de transmissão óptica, e a Arelion (antiga Telia Carrier), provedora de infraestrutura de telecomunicações norte-americana, anunciaram que fizeram uma transmissão recorde de 400 Gbps de capacidade sobre um único comprimento de onda, usando um transceptor QSFP-DD plugável coerente ao longo de 1.800 quilômetros de fibra SMF-28 em uma rede comercial. Trata-se de distância recorde para uso de um só comprimento de onda sem regeneração em situação não simulada.

A rede óptica foi alcançada alavancando o transceptor inteligente plugável ICE-X 400G ZR+ da Infinera através da rede de transmissão de produção da Arelion em rotas entre Dallas, Memphis e Chattanooga, nos Estados Unidos.

Além do desempenho de 400 Gb/s, o teste de campo demonstrou a capacidade da solução inteligente ICE-X coerente plugável da Infinera. Ao ajustar a modulação do sinal óptico na mesma solução coerente plugável, as empresas também demonstraram transmissão a longa distância a 300 Gb/s e 200 Gb/s usando um plugável QSFP-DD.

Estas conquistas foram possíveis graças à abordagem de rede aberta e desagregada da Arelion sobre sua rede de produção, onde estão implantados simultaneamente múltiplos comprimentos de onda, incluindo cumprimentos de onda de soluções de terceiros fornecedores. A desagregação permitirá que a Arelion continue a integrar os mais recentes componentes plugáveis ópticos para escalar dinamicamente sua rede e fornecer a seus clientes serviços de largura de banda econômicos e de alta capacidade em longas distâncias.

Lançamentos

A Infinera também anunciou um mecanismo óptico ICE7 de 1.2 Tb/s de última geração e expansão de sua plataforma modular GX Compact no evento Capacity Latam, que acontece hoje, 13, e amanhã, 14, em São Paulo.

Segundo a empresa, este conjunto de soluções foi projetado para destacar a potência e a flexibilidade da plataforma GX, proporcionando aos operadores de rede uma solução de rede otimizada, cobrindo as necessidades de todos os domínios de ponto a ponta.

Além disso, a plataforma GX e o motor óptico ICE7 reduzem o custo por bit em até 30% e a potência por bit em até 60%, o que deve permitir que os operadores de rede atendam às demandas de largura de banda em crescimento.

Ainda entre as novidades, a empresa revelou um novo portfólio de subsistemas ópticos coerentes e motores ópticos plugáveis coerentes, projetados para ajudar os operadores de rede a acompanhar de forma econômica o crescimento incessante da demanda de largura de banda ao mesmo tempo que simplifica as operações de rede e reduz a pegada de carbono.

As novas soluções incluem uma linha de subconjuntos ópticos de transmissão-recepção de alto desempenho (TROSAs), processadores de sinais digitais programáveis (DSPs) e uma linha de transceptores ópticos plugáveis inteligentes e de alto desempenho. (Com assessoria de imprensa)

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS



 

Demanda por DWDM cresce e Multi PRO | ZTE amplia portfólio.
Além do DCI ZXONE – 7000 C2D produto lançado recentemente, a marca trará atualizações para equipamentos que já estão no mercado