Tráfego de dados móveis dobra no mundo graças ao consumo na China e na Índia


Negócio fotografia desenhado por Creativeart - Freepik.com
Negócio fotografia desenhado por Creativeart – Freepik.com

O tráfego mundial de dados por redes móveis mais do que dobrou entre o terceiro trimestre de 2016 e o terceiro trimestre de 2017. Os dados foram revelados hoje, 3, pela consultoria Strategy Analytics. Segundo a empresa, houve uma expansão de 115% no fluxo de dados por celulares.

China e Índia foram os países que mais puxaram o consumo. Na China, a multiplicação de ofertas de planos de acesso ilimitados fez o consumo crescer 166% ano a ano. A consultoria afirma que a medida gerou resultados positivos para as operadoras chinesas, tanto em receita, quanto em lucros.

Na Índia, o consumo aumentou graças à entrada de um novo competidor, a Jio Reliance. A operadora lançou sua rede 4G de âmbito nacional no segundo trimestre de 2016, mas foi capaz de atrair boa parte dos consumidores. Tanto que se tornou a tele com maior tráfego de dados móveis do mundo. A Strategy Analytics não forneceu detalhes, mas afirma que essa expansão não se provou lucrativa para a operadora, ainda.

PUBLICIDADE

Na média, o tráfego de dados aumentou de 0,7 GB ao mês para 1,5 GB ao mês em um ano. A Strategy Analytics afirma, ainda, que o tráfego não-SMS agora representa 55% do tráfego de dados das redes móveis.

Anterior Christian de Castro é o novo presidente da Ancine
Próximos Huawei ajudará MCTIC a estudar viabilidade do 5G no Brasil