TIM vai testar backhaul 5G em ondas milimétricas no campus do Inatel


A Ceragon, fabricante israelense de soluções em redes de transporte sem fio, anunciou hoje, 7, que foi selecionada pela TIM Brasil para participar de piloto realizado com a Telecom Infra-Project (TIP) de 5G OpenRAN.

PUBLICIDADE

O ensaio de campo aberto acontecerá no campus do INATEL, em Santa Rita do Sapucaí (MG), e contará com outros fornecedores de software e hardware, operadoras, universitários e integrantes dos grupos de trabalho do TIP, afirma a fabricante, em nota.

Os testes serão liderados pelo TIP, que vem promovendo soluções abertas e desagregadas para redes de telecomunicações. Os testes visam observar e validar diferentes combinações de componentes OpenRAN de vários fornecedores (“mix and match”) e seu desempenho em condições semelhantes às de uma rede comercial.

A notícia marca um passo em direção ao envolvimento da Ceragon nas futuras implantações de redes no Brasil. A TIM implantará a solução de onda milimétrica IP-50E de nova geração, totalmente externa e de ultra alta capacidade da Ceragon, capaz de fornecer capacidade de até 20 Gbps hoje por enlace.

Vale lembrar que o CEO da TIM, Pietro Labriola, já afirmou que a empresa tem interesse em usar o espectro de 26 GHz, que será licitado este ano pela Anatel, para implantar redes de transmissão de alta capacidade onde não é possível chegar com fibra óptica.

“Os resultados deste teste fortalecerão ainda mais o relacionamento entre a TIM e a Ceragon”, disse Silmar Palmeira (foto), chefe de Arquitetura e Tecnologia de Inovação da TIM Brasil.

“Essa parceria dá mais visibilidade e importância às iniciativas de ecossistema aberto. Acreditamos que o projeto traz iniciativas de desenvolvimento para academia, empresas e fabricantes, impulsionando a indústria de software”, acrescentou o executivo da TIM.

Ira Palti, presidente e CEO da Ceragon Networks, disse que “as soluções IP-50 da Ceragon foram projetadas para oferecer as melhores ofertas nativas da nuvem para cada um dos domínios de transporte de rede da TIM Brasil – e certamente os resultados do teste refletirão exatamente isso”. (Com assessoria de imprensa)

Anterior Espanha libera entrada de estrangeiros para participar do MWC 2021, mas brasileiros não estão incluídos
Próximos Claro integra Amazon Prime Video ao Box TV