TIM se diz pronta para ativar o 5G puro nas capitais, mas aguarda cronograma da EAF


Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil - crédito: Ismar Ingber / divulgação
Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil – crédito: Ismar Ingber / divulgação

O vice-presidente de tecnologia da TIM, Leonardo Capdeville, disse hoje, 8, que a operadora já está com a infraestrutura do 5G SA (o 5G ‘puro’) construída e pronta para ativação em todas as capitais brasileiras, e que a tele depende apenas do cronograma que será estabelecido pela Siga Antenado (EAF) para ligar a nova rede móvel.

“No dia 15 tem uma reunião muito importante no Gaispi, onde a EAF [Siga Antenado] vai propor um cronograma de liberação de capitais. Nós vamos seguir esse cronograma, mas já estamos prontos para ativar o 5G em todas a capitais”, afirmou ao Tele.Síntese, em Campinas (SP).

PUBLICIDADE

O 5G SA utiliza a frequência de 3,5 GHz, que causa interferências em serviços de satélite. Para evitar essas interferências, a Siga Antenado (EAF) vai distribuir equipamentos de TV aberta transmitida por satélite (TVRO) para usuários da tecnologia que integram o Cadastro Único federal. Também vai instalar filtros em equipamentos FSS, usados em serviços profissionais de satélite. Há falta desses dispositivos para FSS no mercado, o que atrasou o cronograma de liberação do espectro nas capitais, prorrogado de fins de junho para fins de agosto.

Não fosse isso, garantiu Capdeville, a TIM já ligaria o sinal nas capitais em julho.

As operadoras TIM, Claro e Vivo têm como obrigação ativar uma antena 5G SA para cada 100 mil habitantes nesta primeira fase nas capitais. Capdeville diz que não quer entregar o jogo a respeito da estratégia para a implantação da infraestrutura, mas diz que a TIM deve ir além da obrigação mínima desde o começo.

O executivo também afirmou que instalação das antenas seguirá a demanda. “Temos condições de identificar em nossa rede onde há concentração de smartphones 5G”, ressaltou. E lembrou que os clientes pós-pagos com 4G e donos de celular 5G compatível já poderão usar a nova rede 5G no dia da ativação. Mas não quis adiantar se a empresa vai lançar planos com maior franquia de dados ou serviços digitais exclusivos para usuários 5G.

PUBLICIDADE
Anterior Empresas do consórcio gestor da Infovia 00 devem assinar contrato este mês
Próximos RNP pode criar MVNO para acadêmicos e políticas públicas