TIM liga as primeiras antenas de 5G “puro” no Paraná


(Crédito: Divulgação/Ari Dias/AEN)

Em reunião com o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, o CEO da TIM Brasil, Alberto Griselli, anunciou hoje, 5, a ativação das primeiras antenas 5G do Paraná. Os equipamentos ficam em Curitiba, nas áreas do Parque Barigui e do Palácio Iguaçu.

As antenas funcionam na frequência de 2,3 GHz SA (Standalone). A partir de julho, a rede usará a faixa de 3,5 GHz, conforme cronograma da Anatel.

PUBLICIDADE

“A TIM tem investido fortemente na preparação da chegada do 5G. A escolha de Curitiba como a primeira cidade do Sul a receber as antenas 5G Standalone da TIM reafirma nossa ligação histórica e cada vez mais consolidada com cidade e com o Estado”, falou o CEO da TIM, Alberto Griselli.

A TIM, que é líder de mercado de telefonia móvel no Paraná e em Curitiba, já havia anunciado em março a escolha da capital paranaense para o desenvolvimento do projeto “Cidade 5G”. O acordo de colaboração (MoU) – com a Huawei – foi assinado durante o Mobile World Congress, em Barcelona. A ideia é implementar redes 5G, prevendo a evolução da tecnologia, monitoramento de redes e aperfeiçoando a experiência do usuário. O acordo é válido por dois anos, podendo ser prorrogado, e os primeiros testes devem ser finalizados até dezembro de 2023.

“Em 2019, quando modernizamos a regulamentação para a instalação de antenas de telefonia, a cidade viabilizou e tornou mais rápida a operação do 5G, modelo que vai exigir até 10 vezes mais antenas do que o 4G. Agora começaremos a ver os resultados práticos”, afirma o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.

A TIM atualmente é a operadora é líder do mercado de telefonia móvel Paraná, com 52,1% (6,9 milhões de clientes). Tem cobertura 4G em 100% das 399 cidades do estado e rede 4.5G em 235 municípios.

A tele tem ainda meta de cobrir 2,8 mil km de rodovias que passam pelo estado, 355 distritos e vilas e oito resorts, localizados na região. Dos 243 sites 4G TIM previstos, 180 já foram instalados (sendo 54 ativados em 2021). Outros nove estão previstos para 2022. (Com assessoria de imprensa)

PUBLICIDADE
Anterior Fibrasil prevê terminar o ano com quase 5 milhões de homes passed
Próximos Tim amplia parceria com F5 para reforçar tráfego de rede