TIM implanta antenas ‘camufladas’ também no ES


Rumo ao 5G, TIM reforça estrutura com antenas ‘camufladas’ - (Crédito: Freepik)
Antena comum móvel (Crédito: Freepik)

A TIM está investindo em antenas “camufladas” em semáforos e paradas de ônibus como forma de reforçar a infraestrutura para internet móvel com menor impacto visual. A tecnologia está sendo implementada em Guarapari, no Espírito Santo (ES).

O local foi visado por ser ponto de aumento de tráfego em períodos de alta temporada, demandando maior capacidade de rede. Sendo um dos principais destinos turísticos do estado, a cidade chega a receber de 800 mil a 1 milhão de pessoas em época de férias.

PUBLICIDADE

A solução, chamada de Street Level Solution (SLS), é uma das ações de preparo para o 5G. No começo do mês, a tele ativou antenas do tipo em São Paulo e Guarulhos. Com Guarapari, são 11 as cidades com o recurso

De acordo com a operadora, a SLS utiliza fibra óptica e pequenas estruturas “imperceptíveis” aos usuários. Um dos resultados é uma cobertura mais uniforme, com melhor propagação do sinal, uso de voz e dados.

Em medições realizadas pela empresa, o projeto já demonstrou um incremento em mais de 50% na quantidade de conexões em alta velocidade no download e upload. 

“A solução Street Level além de incrementar a qualidade do serviço prestado pela TIM aos seus clientes, é uma das várias ações em andamento como parte do nosso percurso para o 5G, que vai entregar muito mais velocidade de internet móvel”, explica Homero Salum, diretor de Mobile Access & Backhaul Engineering da TIM Brasil.

O acesso à 5G SA está previsto para ocorrer no Brasil a partir de julho. A novidade tem levantado debate sobre a poluição visual, já que diversas cidades já enfrentam cenários de excesso de cabos em postes e falta de pontos de instalação. (Com assessoria de imprensa)

PUBLICIDADE
Anterior Rede de fibra óptica da V.tal abriga nova telecom do Paraná
Próximos CCT aprova atendimento online ao consumidor por órgão público