TIM fornecerá conectividade 4G à nova picape Rampage

Caminhonete do grupo Stellantis, prevista para chegar ao mercado em agosto, conta com plataforma tecnológica embarcada, incluindo serviços de monitoramento do veículo e aplicações de entretenimento
Nova Rampage, da Ram, conta com tecnologia de conectividade da TIM
Nova Rampage, da Ram, conta com tecnologia de conectividade da TIM (crédito: Ram/Divulgação)

A TIM foi escolhida pelo grupo automotivo Stellantis para conectar o novo lançamento da montadora, a picape Rampage, o primeiro projeto da marca Ram concebido e desenvolvido no Brasil.

Na prática, a operadora fornecerá tecnologia 4G para a plataforma Ram Connect, por meio da qual motoristas poderão utilizar serviços e aplicações de entretenimento embarcados no veículo. A previsão é de que a nova Rampage seja lançada no País no início de agosto.

O sistema Ram Connect disponibiliza um conjunto de serviços aos condutores, como acessar o carro a distância, monitorar a parte mecânica remotamente, consultar informações e status sobre as condições do veículo (pressão dos pneus e nível de combustível, por exemplo) e visualizar mapas inteligentes. A plataforma também conta com um sistema de alerta preventivo de furto e permite realizar chamadas de emergência.

A solução tecnológica ainda permite travar e destravar portas e dar a partida no motor, recursos que também estão disponíveis para smartwatches. Além disso, a picape dispõe de WiFi embarcado.

A parceria da TIM com a Stellantis não se limita à caminhonete. A operadora é responsável por fornecer uma rede de testes 5G na linha de montagem da fabricante, em Goiana (PE).

“Temos um histórico de sucesso com a Stellantis, que une mobilidade à conectividade”, afirma, em nota, Paulo Humberto Gouvea, diretor de Soluções Corporativas da TIM. “Nossa liderança na cobertura 4G no Brasil e a expertise em projetos de IoT nos diferencia no mercado como o principal fornecedor de conectividade para diferentes segmentos da indústria, como o automobilístico”, acrescenta.

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10421