TIM Brasil contrata Nokia para implantar rede 4,5G


nokia_airscale_radio_access_pr
Os Rádios AirScale, fabricados pela Nokia, serão usados na nova rede da TIM Brasil. (Foto: Divulgação)

A fabricante Nokia será responsável pela expansão da rede 4,5G da TIM no Brasil. As empresas anunciaram hoje, 15, que firmaram contrato para a construção e atualização de redes. A implantação deve durar três anos e vai abarcar a entrega de antenas, sistemas de energia, otimização de serviços e obras em cerca de 9 mil sites da operadora. O valor do negócio não foi revelado.

O projeto prevê uso das frequências de 2600 MHz, 1800 MHz e 700 MHz para entrega de conectividade LTE. Haverá agregação de portadoras nas cidades em que as faixas estiverem disponíveis. A TIM tem pressa em liberar a faixa de 700 MHz, pois esse espectro tem maior cobertura e penetração indoor, facilitando a entrega de serviços tanto em zonas rurais, como em centros urbanos.

PUBLICIDADE

Segundo as empresas, o objetivo do projeto é deixar a rede da TIM apta a receber a evolução da 5G, quando esta for padronizada internacionalmente. Por isso a operadora teria escolhido equipamentos já preparados para receber atualizações simples, que os fariam funcionar com a próxima geração. Enquanto isso, no entanto, a rede está sendo chamada de 4.5G Pro, em que o mesmo site é capaz de gerenciar diferentes frequências e tecnologias automaticamente.

A Nokia já fornecia para a TIM Brasil. Em 2015, a empresa foi escolhida para modernizar a rede 3G e implantar sites 4G em 17 estados brasileiros, incluindo entrega de small cells, implantação, otimização e serviços de assistência.

PUBLICIDADE
Anterior LTE ultrapassa 1,9 bilhão de conexões no mundo, 119 milhões na AL
Próximos Europa aprova fusão entre AT&T e Time Warner