Tim Berners-Lee divulga apoio ao Marco Civil da Internet


Considerado o criador da rede mundial de computadores, Tim Berner-Lee divulgou nota no site da Fundação World Wide Web em apoio à aprovação do Marco Civil da Internet no Brasil. O Projeto de Lei 2126/11, espécie de Constituição da Internet com deveres e direitos de usuários e empresas, deve ir a voto no Plenário da …

(Crédito: Wikipedia)
(Crédito: Wikipedia)

Considerado o criador da rede mundial de computadores, Tim Berner-Lee divulgou nota no site da Fundação World Wide Web em apoio à aprovação do Marco Civil da Internet no Brasil. O Projeto de Lei 2126/11, espécie de Constituição da Internet com deveres e direitos de usuários e empresas, deve ir a voto no Plenário da Câmara dos Deputados amanhã (25), após sucessivos adiamentos.

Leia o texto de Berner-Lee:
Neste ano do 25 º aniversário da Web, as pessoas em todos os lugares estão exigindo que seus direitos humanos sejam protegidos online. Se Marco Civil for aprovado, sem mais demora ou alteração, este seria o melhor presente de aniversário possível para os usuários da Web brasileira e mundial. Espero que ao fazer passar este projeto de lei, o Brasil vai cimentar a sua reputação como um líder mundial em democracia e progresso social e ajudará a inaugurar uma nova era – aquela em que os direitos dos cidadãos em todos os países ao redor do mundo são protegidos por legislações específicas.

Como a Web, o Marco Civil foi construído por seus usuários – o processo inovador, inclusivo e participativo resultou em uma política que equilibra os direitos e responsabilidades dos indivíduos, governos e empresas que utilizam a Internet. Claro, ainda há discussão em torno de algumas áreas, mas , finalmente, o projecto de lei reflete a Internet como deveria ser: uma rede aberta , neutra e descentralizada , em que os usuários são o motor para a colaboração e inovação. É elogiável que o projeto tem entre seus fundamentos a garantia dos direitos humanos, tais como a privacidade, da cidadania e da preservação da diversidade e da finalidade social da web”.

PUBLICIDADE
Anterior LTE em 700MHz: Anatel recebe esta semana minuta de testes de laboratório
Próximos BrPhotonics ganha seu primeiro contrato