PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Operadoras

TIM ativa rede 5G na faixa de 3,5 GHz em Recife, Fortaleza e Natal

Rede móvel de quinta geração cobrirá inicialmente 64 bairros nas três capitais

A TIM ativou nesta segunda-feira, 5, sua rede 5G Standalone, que opera na frequência de 3,5GHz, em mais três capitais brasileiras, após liberação da Anatel: Recife (PE, na foto acima), Fortaleza (CE) e Natal (RN).

Com isso, a companhia ligou a rede do 5G “puro” em 15 cidades até o momento. Em todo o Nordeste são cinco capitais com 5G, contando com João Pessoa (PB) e Salvador (BA), ativadas em julho e agosto, respectivamente.

A cobertura inicial chega a 65 bairros nas três novas capitais, com ampliação gradativa das localidades cobertas, de acordo com a evolução da demanda, diz a TIM. O número de antenas é pelo menos duas vezes maior que o mínimo exigido pelas normas do leilão, em cada cidade, afirma a companhia.

Brasília foi a primeira capital a receber o serviço, em julho, seguida de Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), João Pessoa (PB), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Vitória (ES) e Palmas (TO). As demais capitais também terão o 5G ativado de acordo com o cronograma estabelecido pela Anatel. Em Brasília, São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, a TIM iniciou o serviço de 5G com cobertura em 100% dos bairros.

Em Fortaleza, o 5G SA da TIM começa abrangendo 31 bairros. No Recife, serão atendidos inicialmente 19 bairros, com a meta de alcançar cobertura em todos os bairros da cidade ainda neste ano. Em Natal, a rede chega a 15 dos 36 bairros da capital potiguar. (Veja lista completa abaixo).

5G no Rock in Rio

A TIM é responsável pela cobertura celular do Rock in Rio Brasil 2022. Ali, a empresa ligou antenas 5G e 4G. Nos primeiros dias do festival, o tráfego de rede em 5G já chegou a 25% do total, superando estimativa da operadora, de que cerca de 10% dos dados já seriam na quinta geração.

Confira os bairros de Fortaleza, Recife e Natal nos quais o 5G SA da TIM foi ativado hoje:

FORTALEZA
Alagadiço
Aldeota
Carlito-Pamplona
Cidade dos Funcionários
Damas
Dionísio Torres
Edson Queiroz
Fátima
Itaperi
Jacarecanga
Jardim América
Joaquim Távora
Jóquei Clube
Luciano Cavalcante
Manuel Sátiro
Maraponga
Meireles
Mondubim
Mucuripe
Pan-Americano
Papicu
Parangaba
Parque Manibura
Parque Santa Rosa
Praia do Futuro
Quintino Cunha
Rodolfo Teófilo
São João do Tauape
Vicente Pizón
Vila Peri
Vila União

RECIFE
Aflitos
Alto Santa Terezinha
Apipucos
Boa Viagem
Casa Amarela
Casa Forte
Derby
Graças
Macaxeira
Madalena
Morro da Conceição
Parnamirim
Pina
Soledade
Tamarineira
Torre
Torrões
Várzea
Zumbi

NATAL
Alecrim
Barro Vermelho
Candelária
Capim Macio
Centro
Lagoa Nova
Lagoa Seca
Mãe Luiza
Neópolis
Nova Descoberta
Pajuçara
Petrópolis
Ponta Negra
Redinha
Tirol

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS



 

Demanda por DWDM cresce e Multi PRO | ZTE amplia portfólio.
Além do DCI ZXONE – 7000 C2D produto lançado recentemente, a marca trará atualizações para equipamentos que já estão no mercado