PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Operadoras

TIM ativa rede 5G em São José dos Campos

Rede 5G da TIM vai cobrir 60% dos bairros de São José dos Campos até o fim de julho. Primeiras antenas serão ativadas no Parque Tecnológico.

A cidade paulista de São José dos Campos é a próxima a receber rede 5G da TIM. O pontapé inicial será dado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica, o ITA, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE e o Parque Tecnológico de São José dos Campos, ligado à Prefeitura, que terão o sinal à disposição durante o Space Studies Program 2023 – SSP23, organizado pela International Space University, única universidade do planeta dedicada unicamente à educação voltada para a temática espacial. O SSP 23 acontece até dia 25 de agosto.

Até julho, 21 bairros de São José dos Campos serão atendidos com 5G da TIM, que cobrirá 60% da cidade. Desde o início da implementação do 5G, em meados de 2022, a operadora instalou 5 mil antenas 5G, 1.500 das quais somente no estado de São Paulo.

Confira a lista de bairros atendidos até julho:
1.    Aquarius
2.    Banhado Centro
3.    Banhado Limoeiro
4.    Banhado Marins Guimarães
5.    Banhado Santana
6.    Bosque dos Eucaliptos
7.    Campos de São José
8.    Campos dos Alemães
9.    Centro
10.    DCTA
11.    Esplanada
12.    Jardim Granja
13.    Jardim Paulista
14.    Jardim Satélite
15.    Morumbi
16.    Novo Horizonte
17.    Parque Industrial
18.    São Bento
19.    Vila Ayanna
20.    Vila Industrial
21.    Vista Verde

Área de cobertura 5G da TIM na cidade:

Mapa de cobertura 5G da TIM em São José dos Campos (SP) (Divulgação)
Mapa de cobertura 5G da TIM em São José dos Campos (SP) (Divulgação)

As operadoras brasileiras podem ativar a rede 5G standalone já em 1.610 cidades. Esse é o número de municípios onde a frequência de 3,5 GHz está liberada para uso pelo Gaispi, grupo da Anatel que supervisiona a implantação da tecnologia no país.

Este número inclui todas as capitais, que já foram atendidas, as cidades de médio porte e algumas pequenas em regiões metropolitanas. Cidades pequenas espalhadas pelo país deverão ser atendidas nos próximos anos, até 2028, conforme as regras do edital do leilão 5G, ocorrido em 2021.

 

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS