Tim posterga o lançamento da rede 5G DSS


A TIM adiou para este mês de outubro o lançamento de sua rede 5G DSS. A empresa não informou, porém, o que motivou a decisão nem se já definiu os dias em que a tecnologia será ativada. A empresa anunciou em julho que lançaria o produto em três cidades no mês de setembro.

No mesma época, Claro e Vivo lançaram, ou avisaram que estavam prestes a lançar, seus serviços na tecnologia. Em comum, todas as empresas previam um lançamento pequeno, atendendo a alguns bairros. A estratégia de todas é testar o mercado e entender aplicações e potencial da quinta geração móvel, em antecedência ao leilão de espectro da Anatel, que permitirá a implantação de redes de maior velocidade na tecnologia. A 5G DSS usa espectro e núcleo de rede 4G (LTE-Advanced) para entregar sinal 5G e 4G simultaneamente.

No caso da TIM, a proposta é levar serviços de banda larga fixa pela rede móvel (FWA, na sigla em inglês) às cidades de Bento Gonçalves(RS), Itajubá(MG) e Três Lagoas (MS). Em cada cidade, será usada tecnologia de rede um fornecedor diferente: Ericsson, Huawei e Nokia.

A companhia pretende vender aparelhos que o próprio consumidor é capaz de instalar em casa e ativar. O aparelho então vai se conectar à internet em alta velocidade, e criar um hotspot WiFi doméstico. Configurações adicionais ou manutenções são realizadas remotamente pela operadora, conforme já explicou executivo responsável pelas redes da tele.

PUBLICIDADE
Anterior Pandemia vai adiar em dois anos a retomada de preços no setor de satélites
Próximos Compradora da BT na América Latina inicia operações