PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Mercado

TIC deve crescer 32 vezes mais do que a América Latina em 2023, estima IDC

Previsões para a região apontam que setor deve ser impulsionado por investimentos em IA, nuvem e conectividade, entre outras áreas; recessão nos Estados Unidos e incerteza política, no entanto, podem atrapalhar
Setor de TIC deve avançar mais do que a América Latina em 2023
Investimentos no setor de TIC devem crescer muito mais do que a América Latina, aponta IDC (crédito: Freepik)

Os gastos em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) feitos por empresas na América Latina devem crescer 32 vezes mais do que a economia da região em 2023, aponta estimativa da IDC.

Enquanto os países da América Latina devem crescer, em média, 2,1% no próximo ano, os investimentos em tecnologias digitais devem avançar 69%, informou a empresa de pesquisa do setor de TIC, em conferência para a região, nesta terça-feira, 6.

“Inteligência Artificial (IA), machine learning, robótica, nuvem, mobilidade e conectividade devem impulsionar os investimentos que superarão em 32 vezes o crescimento latino-americano em 2023”, apontou Alejandro Floreán, vice-presidente de Consultoria e Estratégia da IDC para América Latina.

Segundo a IDC, três circunstâncias podem atrapalhar o setor de TIC no ano que vem: uma potencial recessão na economia dos Estados Unidos, o prolongamento da guerra na Ucrânia e a incerteza política na América Latina, a qual pode restringir os investimentos.

No entanto, mesmo em um cenário recessivo, quase todos os serviços relacionados a redes de telecomunicações devem crescer no próximo ano. O destaque é o segmento de infraestrutura como serviço (IaaS), que pode avançar cerca de 35%.

A expectativa também é positiva para os serviços de rede, projetos, suporte e gerenciamento, além de desenvolvimento de software, servidores e armazenamento de dados. Por outro lado, em caso de recessão, investimentos em dispositivos, como smartphones, podem cair pouco menos do que 5%.

Na avaliação da IDC, a inflação elevada e o custo do trabalho dos profissionais de TI continuarão sendo obstáculos para o setor nos próximos anos.

“Até 2026, as falhas na criação de habilidades críticas e nos esforços de treinamento dos líderes do setor de TI impedirão que 70% das empresas obtenham valor total dos investimentos em nuvem, dados e automação”, sinaliza Floreán, com base em um estudo de previsões para a América Latina.

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS



 

Chatbot com IA da Mundiale automatiza vendas dos ISPs em até 84%
ISPs ainda podem contar com envio automatizado de boleto com régua de cobrança para reduzir a inadimplência e com gerenciamento fim-a-fim.