Testes com 6G: NEC, Docomo e NTT experimentam tecnologia


Crédito: Freepik
(Crédito: Freepik)

A NEC Corporation anuncia a realização de testes com 6G. Os ensaios experimentais ocorrem em colaboração com a Docomo e a Nippon Telegraph and telephone corporation (NTT).

A parceria envolve tecnologia MIMO distribuída para utilizar a banda média de 6 GHz (ou superior) para a banda sub-terahertz e tecnologia de transmissão multiplex OAM , o que possibilita grande capacidade por multiplexação espacial de ondas de rádio de banda de alta frequência.

PUBLICIDADE

Em paralelo, a NEC realizará pesquisa e desenvolvimento de dispositivos para redução do consumo de energia, alta precisão de beamforming, métodos de transmissão e modelos de propagação adequados para bandas de alta frequência.

Além disso, a empresa também trabalha com a otimização e processamento de sinal utilizando Inteligência Artificial (IA).

Impacto dos testes com 6G

O objetivo da colaboração é desenvolver soluções a longo prazo, visando o fornecimento de tecnologia aprimorada em 2030. Para a NEC, os serviços devem promover uma infraestrutura social inteligente que não é possível devido às limitações de conexão atuais.

A parceria entre a NEC e a Docomo já existe há quase oito anos, já com projetos que envolvem tecnologias sem fio e o 5G. O vice-presidente executivo e diretor de tecnologia da DOCOM, Naoki Tani comemora os novos planos. “A DOCOMO e a NTT agora iniciarão a verificação de tecnologias que permitem comunicação estável em novas bandas de frequência, como bandas sub-terahertz, que alcançam grande capacidade e contribuem para a comercialização de 6G com parceiros verticais da indústria”, afirma Tani.

PUBLICIDADE
Anterior Redução do ICMS: negociação para compensar Estados adia votação no Senado
Próximos Padtec amplia vendas para ISPs dos EUA