Telespazio levará conexão por satélite à floresta amazônica do Peru


Telespazio
Evento do início dp projeto com instalação de duas primeiras antenas em uma escola do estado de Ucayali

A Telespazio Argentina, subsidiária da Telespazio, foi contratada pelo programa nacional de telecomunicações Pronatel (Programa Nacional de Telecomunicaciones) do Peru. A empresa de serviços espaciais deverá levar conexões via satélite para instalações médicas e escolas na região amazônica do país. O contrato vale cerca de US$ 20 milhões por um período de quase três anos.

O acordo foi assinado no âmbito do programa Conecta Selva, do Ministério dos Transportes e Comunicações do Peru. A partir desse plano, o governo pretende levar internet para áreas rurais e locais de interesse social, como resultado da pandemia de Covid-19 no país.

Nesse contexto, a Telespazio fornecerá conexões de internet a 1.316 localidades, sendo 1.212 escolas, nas regiões do Amazonas, Loreto, Madre de Dios e Ucayali. A companhia instalará uma antena VSAT (Very Small Aperture Terminal) por localidade, fornecendo uma conexão à internet via satélite.

Cada escola terá uma rede wi-fi, com um roteador e computadores nos quais serão instalados softwares educacionais. A Telespazio instalará uma torre  fora dos edifícios com um hotspot para uso da comunidade. O acordo também envolve a instalação de sistemas de energia com painéis solares e baterias para fornecimento sustentável de eletricidade.

O projeto teve início oficialmente no dia 28 de maio, com a instalação das duas primeiras antenas em uma escola de San Jose, no estado de Ucayali. A cerimônia com presença do ministro peruano dos Transportes e Comunicações, Eduardo Martin González Chávez.

“O acordo demonstra o papel que a tecnologia via satélite pode desempenhar no mercado de conectividade de banda larga, uma tecnologia que pode ser implementada até mesmo nos locais mais remotos dentro de um período de tempo razoável e a um custo acessível”, afirmou Alessandro Caranci, chefe da Linha de Negócios de Comunicações Via Satélite da Telespazio. (Com assessoria de imprensa)

PUBLICIDADE
Anterior Anterix e Motorola Solutions fecham parceria para implementar rede privada LTE
Próximos Accedian anuncia Antonio Zamprogno como vice-presidente de Vendas no Brasil