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Teles registram 925 mil pedidos de bloqueios no site “Não me Perturbe”

Alta demanda do consumidor para cadastrar números no serviço que bloqueia chamadas indesejadas causou instabilidade nos dois primeiros dias de funcionamento da plataforma

A plataforma digital “Não me Perturbe” alcançou hoje, 17, um total de 925 mil pedidos de bloqueios de chamadas indesejadas de telemarketing em 36 horas de funcionamento. O site permite que usuários de telefonia solicitem para que as operadoras não façam chamadas indesejadas a seus números. A alta procura para bloquear chamadas indesejadas chegou a ocasionar instabilidades na página.

O número de consumidores cadastrados no site foi maior. Atingiu 960 mil no mesmo período. Isso acontece porque os consumidores podem apenas fazer o cadastramento e optarem pelo bloqueio ou pelo desbloqueio quando acharem conveniente. 

O site foi criado pelas operadoras Algar, Claro, Oi, Nextel, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo, após acordo firmado com a Anatel para redução do spam telefônico no Brasil. Permitir o bloqueio de chamadas indesejada será incluído em um código de conduta que está sendo preparado pelas empresas. Neste semestre a questão será também colocada na revisão do  Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Telecomunicações (RGC).

Semelhante aos Procons

Segundo o gerente Fábio Koleski, de Relações Institucionais, Satisfação e Educação para o Consumo da Anatel, os consumidores que optaram pelo bloqueio devem esperar até 30 dias para efetivação do pedido. Esse prazo é seguido em 16 listas estaduais semelhantes adotadas pelos procons. Se o bloqueio não ocorrer nesse prazo, contando a partir da data de entrada de cada pedido, as operadoras podem sofrer multas de até R$ 50  milhões.

A Anatel acompanha o funcionamento da plataforma e pode receber denúncias sobre problemas de funcionamento e falhas na proteção de dados dos consumidores cadastrados. 

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