PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Privacidade

Teles passam a integrar o Cadastro Positivo

Dos dados enviados pelas operadoras aos birôs de crédito, 7 milhões de clientes ainda não existiam no Cadastro Positivo
Crédito: Freepik

As operadoras de telecomunicações agora fazem parte do Cadastro Positivo. Com isso, informações de pagamento das contas dos serviços serão consideradas pelos birôs de crédito Boa Vista, Quod, Serasa e SPC na formação da nota de pessoas físicas e jurídicas.

Essa inclusão expandirá a base de dados do Cadastro Positivo e atende à Lei do Cadastro Positivo, que completa dois anos. As operadoras estão repassando aos birôs dados como nome, CPF/CNPJ e se o cliente paga ou não suas faturas.

Além dos clientes com conta bancária, 13,5% dos clientes das operadoras que não têm qualquer conta em instituição financeira vão alimentar o Cadastro Positivo. Com isso, essas pessoas terão também um score de crédito.

Para Elias Sfeir, presidente da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), isso levará à inclusão financeira. “Quanto mais informações relevantes para avaliação de crédito, maior a possibilidade de que pessoas físicas e jurídicas, até então sem condição de serem avaliadas, sejam vistas e consideradas pelo mercado de crédito. Portanto, o recebimento dos dados dos clientes das operadoras de telecomunicações é uma medida positiva para os credores, os tomadores de crédito e para a economia”, pontua Sfeir.

Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis Brasil Digital, concorda. “A iniciativa tem o potencial de facilitar a vida dos brasileiros, principalmente dos que têm bom histórico de pagamentos”, diz.

Até o momento, cerca de 53 milhões de registros de pessoas físicas e jurídicas foram enviados aos birôs de crédito pelas operadoras de telecomunicações e, desse volume, cerca de 7 milhões de registros são totalmente inéditos, ou seja, não faziam parte da primeira onda de informações enviadas pelas instituições financeiras.

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS