Telemarketing: Anatel adia prazo para usuário saber “Qual empresa me ligou”

Sistema “Qual empresa me ligou” pode ser disponibilizada nas páginas das operadoras até 17 de janeiro de 2023

 Crédito - Pixabay

A Anatel prorrogou por mais 30 dias, até 17 de janeiro de 2023, o prazo para a implantação da facilidade disposta na cautelar que impõe restrições ao telemarketing ativo, que determina às prestadoras de serviços de telecomunicações que disponibilizem na internet, conjuntamente, ferramenta por meio da qual seja possível ao cidadão interessado a consulta da identificação do titular de determinados códigos de acesso do STFC e do SMP, quando este for pessoa jurídica.

A prorrogação atende principalmente à reivindicação da ABR Telecomunicações, a entidade administradora do sistema informatizado de numeração (EASI) e que atua como um órgão de apoio e consultivo da Anatel na gestão dos recursos de numeração. Segundo a entidade, o esforço necessário para implantação da ferramenta prevê a necessidade de 35 dias, conforme levantamento realizado junto ao parceiro tecnológico.

Além disso, afirma que o risco apontando durante as reuniões do grupo de trabalho de numeração sobre o impacto no prazo de desenvolvimento, com o atraso na deliberação do serviço, acabou confirmando a previsão de necessidade de mais tempo. A ABR pediu mais 20 dias para a implantação da ferramenta “Qual empresa me ligou”.

Outros argumentos

A Conexis, outra entidade signatária do pedido de prorrogação, expõe que em algumas de suas associadas, os dados cadastrais dos clientes estão distribuídos de acordo com os produtos e serviços contratados, o que exige rotinas complexas em Data Warehouse (DW) para coletar dos dados de todas as plataformas e sistemas, independente do segmento. Também alega que em época de final de ano, com o aumento das vendas, os sistemas de TI são “congelados” para atender as vendas e os usuários em geral. E por isso a entidade também solicitou um prazo adicional de 30 dias para a finalização da ferramenta, que foi adotado pela Anatel.

Além da ABR Telecom e Conexis, pediram o adiamento do prazo a Agera Telecomunicações, Agil Comercial do Brasil, Americanet, Big Telco Telecomunicações, Brasilfone Telecomunicações, Cambridge Telecomunicações, Claro, Datora, Eai Telecomunicações, Flux Tecnologia, GT Group Internacional, Hoje Sistemas de Informática, Itelco Telecomunicações, Pontal Telecomunicações, Rota Brasil, Spin Telecomunicações, Tarifar Telecom, Telefônica, Telexperts Telecomunicações, TIM, Transit do Brasil, TVN Nacional, Vonex Telecomunicações, Algar e Oi.

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Lúcia Berbert

Lúcia Berbert, com mais de 30 anos de experiência no jornalismo, é repórter do TeleSíntese. Ama cachorros.

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