Telefónica vai construir mais um cabo submarino ligando Brasil a EUA


BRUSA cabo submarino telefonica brasil euaA Telefónica revelou hoje, 09, que vai construir um novo cabo submarino entre Brasil e Estados Unidos. A ligação recebeu o nome de BRUSA. Terá 11 mil km de extensão, conectando Rio de Janeiro e Fortaleza às cidades de San Juan, em Porto Rico, e Virginia Beach, nos EUA. O cabo entrará em operação no começo de 2018.

A operadora afirma que o investimento foi motivado pelo aumento exponencial da demanda por transmissão de dados”pelos clientes B2B, outras operadoras, OTTs e também clientes finais”. A infraestrutura também vai reduzir a latência das comunicações entre os países. A tele não revela o investimento feito na iniciativa.

PUBLICIDADE

A nova conexão vai complementar a capacidade de transmissão na América Latina, onde a empresa tem também o cabo Pacific Caribbean Cable System (PCCS), de 80 Tbps de capacidade, que atravessa as Ilhas Virgens Britânicas, Porto Rico, Aruba, Curaçao, Colômbia, Panamá e Equador; o cabo Unisur, que liga Uruguai e Argentina; e o SAM-1, cabo de 25 mil km que atravessa toda a América do Sul, Caribe e desemboca nos EUA.

O BRUSA será um ativo da Telxius, a nova empresa de infraestrutura do grupo Telefónica, que reúne, além dos cabos, torres na Europa e em partes da América Latina. A operadora afirma usar uma rede internacional de fibra óptica de 65 mil km, dos quais 31 mil km são próprios, ligando Américas e Europa.

PUBLICIDADE
Anterior Anatel abre consulta para dar sobrevida à tecnologia analógica
Próximos SES lança rede de dados via satélite