PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Futurecom

Telefónica lança na Espanha dispositivo inteligente para casa do cliente

Por meio do Movistar Home, o usuário pode pedir por comando de voz baixar a série de TV preferida, exibir o noticiário, mostrar o saldo de dados.

Esta semana a Telefónica vai lançar, na Espanha, o Movistar Home, um dispositivo inteligente para a casa do usuário da companhia onde ele pode, por meio do comando de voz, fazer a gestão dos seus serviços. O Movistar Home usa recursos de Inteligência Artificial da plataforma Aura, apresentada ao mercado em fevereiro deste ano, no MWC, em Barcelona, e já em operação em seis países nos serviços de atendimento digital ao cliente, inclusive no Brasil. Segundo Chema Alonso, Chief Data Officer da Telefónica, por enquanto o lançamento está circunscrito à Espanha e não há nenhuma definição sobre os demais países onde a Telefónica atua.

Chema explicou que o Movistar Home não vai ser lançado para competir dispositivos inteligentes para usuários como os do Google e o recém lançado pelo Facebook. “Ele é voltado apenas para fazer a gestão dos serviços da Telefônica”, disse ele.

Ao falar sobre o papel da Inteligência Artificial no relacionamento da operadora com o cliente, durante a Futurecom 2018, que se realiza em São Paulo, Chema Alonso destacou que a Telefónica vem trabalhando duro há três anos no desenvolvimento de Inteligência Artificial. O processo passou por classificar seus ativos em plataformas e criar uma quarta plataforma onde o coração são os dados. Esses dados alimentam todos os serviços e permitem ao cliente controlar sua vida digital. É nessa plataforma que se agrega a Inteligência Artificial.

Segundo o CDO da Telefónica, para o desenvolvimento da quarta plataforma e de sua plataforma de IA, batizada Aura, a companhia usou a estratégia Margarita, como folhas que se juntam. Cada país, como Inglaterra, Espanha, Brasil, respondeu pelo desenvolvimento de um caso de uso. Desde o seu lançamento, a Aura já contabiliza 10 milhões de interações. No Brasil já está em 20 canais digitais, no WhatsApp e Facebook e 80% das respostas que oferece são corretas.

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS