PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Internacional

Virgin Media O2 lança rede privativa 5G standalone portátil no Reino Unido

Pouco maior do que uma mala de mão, solução fornece conectividade de quinta geração móvel ao toque de um botão, garante a operadora britânica
Virgin Media O2 lançou rede privativa 5G SA portátil no Reino Unido
Rede privativa 5G SA portátil da Virgin Media O2 (crédito: Virgin Media O2)

A operadora britânica Virgin Media O2 (VMO2) lançou uma solução comercial portátil de rede privativa 5G standalone nesta semana. Em comunicado, a joint venture entre Telefónica e Liberty Global diz que se trata da primeira aplicação do tipo disponível no Reino Unido.

“Uma vez conectada, a nova rede portátil permite que as empresas acessem imediatamente a conectividade 5G com o toque de um botão, sem o tempo e as despesas de construção de uma rede inteira”, afirma a empresa.

A companhia destaca que a solução, um pouco maior do que uma mala de mão, pode ser facilmente usada e ativada mesmo por pessoas que não são especialistas em telecomunicações.

“O produto permite que empresas de todos os tamanhos acessem conectividade privada. Isso significa que organizações, desde startups de tecnologia até grandes empresas, poderão acessar uma rede 5G segura rapidamente e de uma maneira que atenda às suas necessidades”, garante a tele britânica.

Além disso, a operadora informou que, desde os primeiros testes da solução portátil, desenvolveu e implantou duas plataformas de 5G standalone. A Wayra, braço de inovação do Grupo Telefónica, testou o primeiro produto e tem usado a rede há pelo menos seis meses. A empresa ainda disse que startups baseadas em Londres têm se beneficiado da rede privativa portátil.

Em comunicado de divulgação do produto, a VMO2 salientou que testes adicionais foram feitos com empresas que utilizam aplicações de Realidade Virtual (VR) e de Internet das Coisas (IoT). Os experimentos apresentaram “alta confiabilidade, segurança de dados aprimorada e latência ultrabaixa”.

O desenvolvimento da rede privativa portátil contou com suporte da Nokia, sobretudo das divisões Nokia Digital Automation Cloud (DAC) e Nokia MX Industrial Edge (MXIE), cujas soluções são voltadas ao apoio de missões críticas.

“Indo além dos testes, a Virgin Media O2 Business é agora a primeira empresa de telecomunicações do Reino Unido a oferecer uma rede privativa 5G standalone comercial portátil”, afirma Jo Bertram, diretor administrativo da companhia. “A Grã-Bretanha é um centro de inovação, por isso, é crucial que as empresas que operam aqui possam acessar a conectividade necessária para criar novas experiências para os clientes”, complementou.

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS