A União Europeia sacramentou hoje (29) a compra da operadora de telefonia celular E-Plus, da KPN, pela Telefónica da Alemanha, por 8,6 bilhões de euros. O negócio poderá ser concluído, desde a empresa atenda a medidas estipuladas pela Comissão Europeia para evitar a predominância no setor. A CE já havia autorizado a compra, mas ainda precisava aprovar os termos antitruste do acordo.
A medida mais importante será vender parte da capacidade. A Telefónica da Alemanha terá que se desfazer de 20% de sua rede. Essa capacidade será comprada pela rival local Driilisch, que, se desejar, poderá comprar outros 10% de capacidade, totalizando 30%.
A fusão reduz o número de competidores no mercado de telefonia móvel alemão de quatro para três. A Telefónica da Alemanha já tinha recebido autorização para iniciar a fusão, mas as medidas necessárias foram divulgadas hoje pela Comissão Europeia.
A fusão resultará numa empresa com cerca de 30% do mercado de telefonia móvel no país, ultrapassando a Deutsche Telekom T-Mobile ou a Vodafone. A Alemanha é o maior mercado de telefonia móvel na Europa. Segundo a Telefónica, a fusão será concluída já neste trimestre. O resultado será a segunda maior operadora do velho continente. (Com assessoria de imprensa)