PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Internacional

Telecom Italia tenta mudar planos de separação da rede fixa

CEO pede que Agcom, regulador de telecom da Itália, adie avaliação de proposta de separação estrutural enquanto busca fusão com a entrante Open Fiber.

Luigi Gubitosi, CEO da Telecom Italia, dona da TIM Brasil, pediu ao regulador italiano para adiar a revisão do plano de separação de suas redes fixas. A companhia quer mais prazo para modificar a proposta inicial, que previa a criação de uma empresa para administrar a rede fixa de acesso, e a manutenção da TIM com os ativos móveis e de transporte.

Segundo a agência de notícias Reuters, o executivo estaria negociando com a rival Open Fiber uma combinação das redes fixas de ambas as empresas. Tal operação já teria aval do governo italiano.

Desde que foi anunciada a separação estrutural da rede fixa, as disputas internas na Telecom Italia ganharam nova escala. O fundo norte-americano Elliott aprofundou suas apostas na companhia e passou a defender a venda de ao menor parte da nova empresa. Já o maior acionista individual do grupo, a companhia francesa Vivendi, sempre se opôs, defendendo a permanência de 100% do controle nas mãos da TIM – proposta, no entanto, já rechaçada pelo regulador local.

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS



 

Capacity LATAM 2024 vai debater conectividade e inovação na América Latina
Evento acontece nos dias 12 e 13 de março, com presenças de BNDES, META, AWS, Algar, Telxius , Mega Telecom, Elea Digital, Ufinet e mais.

 

Demanda por DWDM cresce e Multi PRO | ZTE amplia portfólio.
Além do DCI ZXONE – 7000 C2D produto lançado recentemente, a marca trará atualizações para equipamentos que já estão no mercado