Telecom Italia apresenta plano para separar infraestrutura de rede


Designed by Freepik
Designed by Freepik

A Telecom Italia apresentou hoje, 7, ao governo italiano o plano de transformar seu negócio de rede fixa e banda larga em uma entidade legalmente separada, para atender em condições de igualdade a todos os concorrentes. A separação da unidade de rede atende a um pleito do governo italiano e abre caminho para a consolidação dessa unidade com outras empresas de infraestrutura de telecomunicações.

A decisão de separar a rede de telefonia fixa e de banda larga segue meses de debate com a Agcom, o regulador italiano e o governo. A mudança ocorre em um cenário de tensão entre a Telecom Italia e o governo italiano sobre qual o papel da Vivendi, o grupo francês que tem uma participação de 24,9% no negócio e controla o conselho.

Para o ministro da Indústria da Itália, Carlos Calenda, este é um momento de mudança de rota, após o governo defender por 20 anos a necessidade de a Telecom Itália separar os ativos de rede para garantir acesso igual a todos os operadores. Amos Genish, CEO da Telecom Italia, que se encontrou com Calenda, disse que o plano ainda se encontra em fase inicial e precisa ser examinado pela direção da companhia. O conselho deverá votar o plano no dia 6 de março.

PUBLICIDADE

Além de aliviar as tensões com o governo, a separação da rede fixa da Telecom Itlia poderia aumentar as chances de uma fusão com o rival Open Fiber, a joint venture entre Enel e Cassa Depositi e Prestiti, segundo o Financial Times. Uma fusão e um IPO poderiam reforçar o valor da Telecom Italia, que perdeu quase metade do seu valor desde o início de 2016.

Após o anúncio, as ações aumentaram quase 6% para € 0,72 no final da tarde. A Itália é o quarto mercado europeu após o Reino Unido, a Suécia e a República Tcheca dividir a sua antiga empresa monopolista de telecomunicações.

Anterior Oi contesta assembleia de acionistas. Nova decisão do TJ invalida reunião.
Próximos Hughes vai ativar banda larga por satélite em mil cidades neste ano