PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Governo

Telebras: Bittar assume Conselho de Administração e Comitê de Auditoria

Ex-presidente da empresa vai substituir Hélio Marcos Machado Graciosa, que renunciou em junho. Estatal também empossa novo ouvidor, João Evangelista Guedes Filho.
Telebras: Bittar assume Conselho de Administração e Comitê de Auditoria | Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Jorge Bittar presidiu a Telebras entre 2015 e 2016 | Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O Conselho de Administração da Telebras deu posse a Jorge Ricardo Bittar em reunião extraordinária realizada nesta segunda-feira, 10. Ele, que já foi presidente da estatal, agora assume a vaga de conselheiro pela representação independente do Ministério das Comunicações (MCom).

Bittar volta à empresa pública no lugar de Hélio Marcos Machado Graciosa, que fazia parte do colegiado desde novembro de 2016 e renunciou no final de junho deste ano.

Além do Conselho de Administração, Bittar também foi designado presidente do Comitê de Auditoria Estatutário (COAUD) da Telebras, cargo que também era de Machado Graciosa. O órgão presta assistência aos conselheiros e atua nas atividades de supervisão e fiscalização.

Jorge Bittar presidiu a Telebras entre 2015 e 2016. Antes disso, cumpriu quatro mandatos como deputado federal e atuou na Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática em suas legislaturas. Ele é engenheiro eletrônico, formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com experiência em planejamento, gestão e desenvolvimento em projetos de tecnologia da informação e comunicação.

A trajetória do novo conselheiro da Telebras também conta com consultorias em empresas de telecomunicações. Após a eleição de Lula no ano passado, o ex-parlamentar fez parte do grupo de trabalho temático de Comunicação na transição do governo.

Ouvidoria

A Telebras também tem novo ouvidor: João Evangelista Guedes Filho, que iniciou as atividades do cargo nesta segunda. Ele é graduado em Gestão Pública pela Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), com MBA em Auditoria, Controladoria e Finanças pela Faculdade Estratego, em Belém (PA). Possui pós-graduação em Direito Administrativo e Gestão pelo Centro Universitário de João Pessoa e em Licitações e Contratos Públicos pela Uniesp.

Guedes Filho atuou como auditor interno na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), consultor do Núcleo de Tecnologia em Estratégias de Saúde da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e controlador interno na Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) da Prefeitura Municipal de João Pessoa. 

*Com informações da assessoria de imprensa

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS