Um Telecom reforça plataforma de infraestrutura digital

A empresa mudou sua estratégia de gestão, oferecendo serviços de valor agregado white label.
Rui Gomes, CEO Um Telecom. Crédito-divulgação
Passou também a prestar serviço para o setor público, diz o CEO, Rui Gomes. Foto: Divulgação

A dinâmica do mercado levou a Um Telecom a reformular sua estratégia de gestão. Com o preço do megabyte em queda ao longo dos últimos anos, a Um Telecom teve seu faturamento de operadora de telecomunicações reduzido. A reação foi mudar o perfil, mantendo a relação próxima com seus principais clientes, os provedores de internet do Nordeste.

O CEO da Um Telecom, Rui Gomes, realizou a mudança para manter a expansão da rede de fibra ótica e reverter a tendência de queda do faturamento. “Decidimos mudar nosso posicionamento no mercado e passamos a ser uma plataforma de infraestrutura digital”, analisa Rui Gomes.

A mudança teve dois efeitos práticos: a Um Telecom passou a oferecer produtos e serviços com maior valor agregado e iniciou um processo de diversificação da carteira de clientes. “Nós investimos nas duas frentes para manter o crescimento da empresa”, sintetiza Rui Gomes. Em 2023, a expectativa de crescimento é da ordem de 30%.

A ampliação na base de clientes foi a partir da base dos 20 mil quilômetros de fibra ótica instalada. A Um Telecom foi em busca de clientes que precisassem fazer uso da infraestrutura instalada. Fechou contratos com as grandes operadoras, com as big techs e aumentou a participação no setor corporativo, além de iniciar um trabalho para oferta de serviços para o setor público.

O setor público pediu mais atenção, conta o CEO da Um Telecom. “Nós passamos a participar da construção de projetos, montamos uma equipe para acompanhar esses clientes. São negócios com maior tempo de maturação, mas interessantes pelas oportunidades de expansão para outras instituições”, comenta Rui Gomes.

No campo do valor agregado, ofereceu serviços em  cloud computing (computação nas nuvens) e segurança digital. A segurança digital inclui serviço de firewall, contra os ataques DDoS, WiFi protegido, Hotspot blindado e link à prova de balas digitais. Em outra frente, passou a oferecer videomonitoramento inteligente, locação de espaço em datacenter entre outros serviços.

Como plataforma de infraestrutura digital, a Um Telecom manteve os ISPs próximos. Esses clientes também puderam oferecer os serviços de valor agregado usando a própria marca. “Nossos produtos são white label, para melhor atender nossos parceiros”, comenta Rui Gomes. A Um Telecom tem 330 clientes ISPs, com mais de 200 pontos de presença (PoP) e cerca de 1.300 clientes corporativos.

(assessoria de imprensa).

Avatar photo

Da Redação

A Momento Editorial nasceu em 2005. É fruto de mais de 20 anos de experiência jornalística nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e telecomunicações. Foi criada com a missão de produzir e disseminar informação sobre o papel das TICs na sociedade.

Artigos: 10397