PORTAL DE TELECOM, INTERNET E TIC

Governo

Decreto vai oficializar Telebras como operadora da rede privativa do governo

Anúncio ocorreu em solenidade pelos 50 anos da estatal. Serviço será prestado para administração federal, conexão para polícias militar e civil pode ocorrer em parceria com iniciativa privada.

 

Decreto vai oficializar Telebras como operadora da rede privativa do governo
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, anunciou, nesta quarta-feira, 9, que o governo vai editar um decreto definindo a Telebras como operadora da rede privativa do governo federal. A declaração ocorreu durante cerimônia pelos 50 anos da estatal. “Ela [Telebras] tem essa capacidade”, afirmou.
O presidente da Telebras, Jarbas Valente, explicou que a empresa pública já faz parte da RFPs (request for proposal) pra rede móvel e agora para serviço de comunicação segura, para ampliar para o Brasil todo.

“Já estamos junto com a Anatel,  junto com o Gaispi , e no GT de rede. A Anatel sentiu essa necessidade de ter esse decreto que o ministro anunciou hoje para deixar tudo claro,  tudo limpo, pois tinha a possibilidade de ser uma empresa privada.  Agora, está deixando claro que vai ser a Telebras”, afirmou Valente.

Com rede de fibra, a estatal atenderá a Administração Pública Federal, incluindo Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal”. De acordo com o presidente da Telebras, há possibilidade de parceria com a iniciativa privada parar atender as polícias estaduais, seja militar ou civil.

Novos produtos

Além da rede privativa, Valente afirma que a Telebras aposta em mais um novo produto para os próximos anos, trata-se de um aparelho que possibilita aos órgãos de segurança pública conexão constante em áreas sem cobertura móvel.

“Onde não tiver sinal de 4G ou 5G, automaticamente, o celular passa a funcionar via satélite, banda Ka móvel”, explica Valente.

Os policiais poderão utilizar o mesmo celular, desde que estejam portando o aparelho que recebe o sinal satélite, em uma mochila ou na viatura.

TEMAS RELACIONADOS

ARTIGOS SUGERIDOS