Take Blip lança ViraTexto para transcrever áudios no WhatsApp

A Take Blip não informou até quando o recurso ficará disponível, mas espera que mais de 50 mil áudios sejam transcritos nas próximas semanas.
Take Blip lança ViraTexto para transcrever áudios no WhatsApp - Crédito: Freepik
Crédito: Freepik

A Take Blip, empresa de tecnologia que desenvolve soluções em aplicativos conversacionais, lança o ViraTexto, um recurso que transforma áudios do WhatsApp em texto. A nova funcionalidade é gratuita e é uma solução para quem recebe áudios longos, está ocupado ou está em algum lugar barulhento, por exemplo. Através dela, os usuários podem converter as mensagens de voz em texto. Em seguida, é só ler o conteúdo sem a necessidade de reproduzir a mídia.

A ideia de desenvolver a solução nasceu de forma despretensiosa, mas já tem tudo para ser um sucesso. “Criamos o ViraTexto para facilitar o nosso dia a dia na empresa e começamos a testá-lo, primeiro, internamente. Durante uma reunião interna com toda a empresa, nosso CEO, Roberto Oliveira, já empolgado com a solução, comentou sobre essa funcionalidade. Em pouco tempo, vários funcionários se engajaram e passaram a usar o recurso de transcrever áudios do WhatsApp em texto. Observamos uma ótima recorrência e taxa de retenção, com isso, decidimos apostar na ferramenta e abrir seu uso para fora da companhia”, afirma Milton Stiilpen, Diretor de Pesquisa e Inovação Take Blip.

Após passar por ajustes, Take Blip escalou o produto e o preparou para uso em todo o território nacional. “Sempre ouvimos muitas reclamações e mensagens como ‘desculpa te mandar esse áudio’ e acreditamos que essa funcionalidade será muito útil no dia a dia de várias pessoas”, conclui Stiilpen. A empresa não sabe por quanto tempo o recurso ficará disponível, mas a expectativa é que mais de 50 mil áudios sejam transcritos nas próximas semanas. Cerca de 150 mil pessoas serão impactadas pelo ViraTexto.

Para Take Blip a segurança dos dados é uma prioridade no funcionamento da plataforma e com o ViraTexto não seria diferente. Os dados são criptografados e o usuário poderá, a qualquer momento, encerrar o uso do ViraTexto de forma fácil e acessível. “Levamos a sério o cumprimento das legislações aplicáveis, a exemplo da LGPD. Antes de utilizar o contato inteligente, o usuário tem acesso ao Termo de Uso, um documento com linguagem simples que contém todas as informações do tratamento dos dados feitos por Take Blip”, completa Stiilpen.

A transcrição dos áudios é feita de forma automatizada, nenhuma pessoa precisa escutar os áudios durante o processo de transcrição. Todos os dados são tratados de forma sigilosa e armazenados com segurança.

Como usar?

O uso da ferramenta é simples e gratuito. Primeiro, basta salvar o número (31) 97228-0540 na sua agenda e enviar um simples “Oi” ao contato. Depois, o usuário só precisa ler a política de privacidade e seguir as demais instruções informadas na conversa para ter acesso à ferramenta.

Ao finalizar o processo de configuração, você só precisa encaminhar os áudios recebidos ao chatbot. A transcrição aparecerá na sequência, com o conteúdo da mensagem de voz. Mas é importante alertar que a ferramenta só converte mídias de até 4 minutos.

(com assessoria)

Avatar photo

Redação DMI

Artigos: 1770