Streaming deve se tornar única forma de transmissão, diz BBC

Grupo de mídia britânico prepara sua estratégia para consolidar de marcas e de conteudo
BBC se prepara para transmissão única via streaming
(Crédito: Freepik)

A BBC, maior grupo de comunicação britânico, se prepara para uma estrutura única de transmissão via streaming no futuro. Essa possibilidade foi levantada pelo diretor geral do canal britânico, Tim Davie, durante evento promovido pela RTS (Royal Television Society ) do Reino Unido.

Davie chamou a atenção para o fato de que no futuro a emissora deverá agregar toda sua produção em uma única oferta, como programas de TV, noticiário e material educativo. Para ele, a BBC terá menos marcas no geral e mais consolidação do conteúdo produzido.

Para o executivo, um apagão da transmissão tradicional vai ocorrer com o tempo e todos precisam estabelecer planejamento para esse cenário. Ele acredita que a distribuição unicamente via Internet é uma oportunidade de conexão com a audiência e pode favorecer mais serviços e produtos do que permitem a atual forma de transmissão.

Esse cenário, para o diretor da BBC, vai requerer uma grande reformulação organizacional, uma revisão “radical” de como os dados são utilizados, uma equipe de tecnologia mundial, novos modelos operacionais, novas soluções e ideiais criativas. Davie garantiu que a empresa se prepara para ser pioneira e líder mundial nesse processo de mudança.

Desafio

Ele não considera que o grande desafio é mudar a estratégia para o digital mas sim mudar para o digital sem perder a maior parte da audiência e sem gastar milhões de dólares de forma desnecessária.

O diretor da BBC deu números de audiência como exemplo para essa mudança que está a caminho. Cinco anos atrás, a TV tradicional alcançava cerca de 80% do público jovem em uma semana. Atualmente, esse percentual está por volta de 50% e mudanças radicais estão acontecendo em todas as faixas etárias.

No Brasil, há 62 plataformas de streaming em operação  com diferentes modelos de negócios, de acordo com dados da BB Media. Na América Latina há cerca de 650 plataformas com 150 mil títulos

Avatar photo

Wanise Ferreira

Artigos: 278