STFC desliga 140,5 mil linhas em novembro


O serviço de telefonia fixo comutado (STFC) encolheu 0,36% em novembro, em relação a outubro. Foram desligadas 140.552 linhas no mês. A maior parte dos cancelamentos foi feita pelas concessionárias. Estas perderam 116,5 mil assinantes (-0,53%), enquanto as autorizadas perderam 24 mil (-0,14%).

Com isso, o Brasil passou a ter 38,6 milhões de assinantes de linhas fixas em novembro. Entre as autorizadas havia 16,6 milhões de acessos. E nas concessões, 38,6 milhões. Os dados foram liberados hoje, 9, pela Anatel, mas podem estar incompletos. As cifras das empresas BT e Sercomtel (autorizada) são idênticos aos de outubro, indicativo de que não atualizaram suas estatísticas junto à agência.

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Ainda assim, é possível ter uma visão clara da tendência de perda de clientes no setor, com algumas exceções. A TIM (Telecom Italia), que opera apenas como autorizada, cresceu 2,51% em novembro, adicionando 21,2 mil clientes. A Claro adicionou 10.048 usuários, por exemplo. A Oi foi a que mais desligou. Perdeu 95,8 mil clientes ao todo. Seguida pela Telefônica Vivo, que encerrou 67 mil linhas.

Em termos de market share, a Telefônica se manteve como líder no STFC como um todo, com fatia de 33,58% (39% entre as concessões e 26% entre as autorizadas).

A Oi fica em segundo no STFC em geral, com 32,4% do mercado total (56% considerando a competição apenas entre as concessões, o qual lidera).  A Claro (NET e Embratel) detém 27,14% das linhas fixas do país, enquanto a Algar tem 3%, e a TIM, 2,19%.

Market Share das operadoras, somando suas bases de autorizada e de concessão. (Dados da Anatel)

Comparação anual

Em 12 meses, entre novembro de 2017 e novembro de 2018, o STFC encolheu 4,78%. Foram 1,93 milhão de desligamentos. As concessões perderam 1,6 milhão de clientes, o que significa retração de 7%. As autorizadas desligaram 1,5% da base, ou 253 mil acessos.

A Oi foi a concessão que mais desativou linhas. Foram 1 milhão de clientes cancelados. Seguida da Vivo, com 630 mil. Dentre as autorizadas, a Claro desligou 372 mil acessos, e a Telefônica, 175 mil. A TIM adicionou 194 mil clientes, e a Algar, 96 mil.

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